Na metade de 2023, o Jeep Commander ganhou uma nova versão de entrada, equipada com o conhecido motor T270, da Stellantis, 1.3 turbo flex de até 185 cv de potência, e câmbio automático de seis marchas. Vendido por R$ 232.290, o Jeep Commander Longitude oferece uma experiência de direção agradável.

A suspensão independente nas quatro rodas asseguram conforto e segurança na pista e a posição de dirigir é facilmente encontrada graças aos ajustes disponíveis para o motorista, como a regulagem de altura e profundidade do volante e ajuste elétrico do banco. Todos revestidos com couro sintético e suede.

Ao acelerar, o Commander Longitude mostrou um desempenho apenas razoável. A impressão é de que falta fôlego ao motor 1.3 turbo para deslocar os quase 1.700 kg do SUV. Mas bastou acionar o modo Sport para deixar o utilitário mais esperto na pista.

Perfeito para quem busca espaço e conforto

O Commander é um dos poucos SUVs de 7 lugares disponíveis no Brasil e espaço é o que sobra a bordo do modelo da Jeep. Definitivamente, é uma boa escolha para quem tem família grande.

O porta-malas com abertura e fechamento elétrico oferece generosos 660 L de capacidade, isto com os dois assentos extras (ideal para transportar crianças) na terceira fileira rebatidos. Mesmo com a configuração de 7 lugares acionada, o SUV entrega bons 233 L para bagagens.

O carro tem quase 2,80 m de entre-eixos é tem espaço de sobra para as pernas. Além disso, a segunda e terceira fila de bancos são reclináveis, oferecendo conforto extra aos passageiros. O ar-condicionado digital de duas zonas conta com saídas de ar nas fileiras traseiras.

Conectividade é ponto alto

Por dentro, o Jeep Commander mais barato não fica devendo em termos de tecnologia e sobretudo conectividade, uma característica comum aos modelos da marca ítalo norte-americana.

O painel de instrumentos é 100% digital e a central multimídia conta com uma tela touchscreen de 10,1 polegadas, dotada de GPS nativo, e espelhamento sem fio com sistema Apple CarPlay e Android Auto. Há também tomadas USB em todas as três fileiras de assentos.

Segurança e consumo decepcionam

Apesar do preço acima dos R$ 200 mil, o Commander Longitude não oferece um pacote de segurança ativa e passiva completo. Ele se resume a 6 airbags, detector de ponto cego nos retrovisores externos, sensores de estacionamento traseiro com câmera de ré, além dos obrigatórios freios ABS.

Sem nenhum opcional disponível, a versão de entrada do SUV de 7 lugares da Jeep frustra pela ausência de tecnologias como a frenagem automática de emergência, sistema de alerta e permanência em faixa, além de alerta de tráfego cruzado e outros recursos voltados a aprimorar a segurança a bordo.

O consumo do SUV da Jeep também decepciona. Em nosso teste, o Commander Longitude registrou média de 6,4 km/L abastecido com etanol em percurso majoritariamente na cidade. Por ter sistema start-stop, sempre ligado durante nossa avaliação, esperávamos uma média melhor.

Concorrentes do Commander

O CAOA Chery Tiggo 8 pintam como os principais rivais de mercado do Jeep Commander. Em termos de vendas, o modelos de 7 lugares da Jeep teve 13.834 unidades emplacadas de janeiro a agosto de 2023, mais do que o dobro de unidades comercializadas do Tiggo 8 neste ano.

Em breve, o Commander terá de volta um velho concorrente, o reestlizado Volkswagen Tiguan Allspace, que acaba de ganhar uma nova geração na Europa. Mas Por aqui, o modelo chegará com a carroceria antiga. 

Oficialmente não classificado como SUV, mas também disponível com versões de 7 lugares, o Chevrolet Spin também será renovado em 2024 e promete aquecer a disputa. 

Ficha técnica - Jeep Commander Longitude

Motor: 1.3 turbo flex, dianteiro, quatro cilindros em linha
Potência: 180 cv (gasolina) e 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
0 a 100 km/h: 9,5 segundos
Velocidade máxima: 202 km/h
Câmbio: Automático de 6 marchas (tração dianteira)
​Pneus/rodas: 235/55 R18
Suspensão: McPherson (dianteira); independente Multilink (traseira)
Freios: A disco nas quatro rodas
Tamanho: 4,76 m (C); 1,85 m (L); 1,68 m (A) e 2,79 m (entre-eixos)
Porta-malas: 661 L (5 lugares) e 233 L (com 7 lugares)
Peso: 1.685 kg
Tanque (capacidade): 61 L
Consumo (Inmetro): Cidade - 6,9 km/L (etanol) e 9,8 km/L (gasolina) - Estrada: 8,3 km/L (etanol) e 11,8 km/L (gasolina)