Experiência

Mais do que mobilidade inteligente, marketing eficiente

Nissan aposta em um esporte popular, que mobiliza multidões e mexe com paixões em todo o mundo, para se comunicar com público-alvo

Sex, 07/06/19 - 03h00

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O objetivo da Nissan de popularizar o conceito de “mobilidade inteligente com zero emissão”, que surge a partir de sua nova gama de veículos elétricos, não é nada modesto. Além de investir bastante na “eletricidade”, a marca parte para uma associação íntima com o que também gosta de chamar de “marketing inteligente”.
 
A multinacional vai continuar investindo no torneio de clubes de futebol mais importante do mundo, a Champions League, que neste ano coroou, pela sexta vez, o Liverpool, fazendo da equipe inglesa a terceira maior vencedora da história do campeonato (perde apenas para o Real Madrid, que venceu 13 vezes, e para o Milan, que conquistou sete das 27 disputas).
 
O investimento em um esporte popular, que mobiliza multidões e mexe com paixões em todos os continentes, não é o único motivo que justifica os milhões de euros empenhados pela Nissan. A explicação mais eficiente vem do chefe global de marketing da montadora, o holandês Roel de Vries. 
 
 
“Com o fracionamento da comunicação, as novas plataformas, os múltiplos canais e as novas mídias, é cada dia mais difícil e mais caro obter audiência para uma mensagem que você quer fazer chegar a mercados potenciais. Com a Champions League, conseguimos justamente isso. É o evento esportivo mais assistido em todo o mundo”, ressalta o executivo da Nissan.
 
Números impressionantes
Neste ano, a final europeia, realizada no último domingo, em Madri, foi retransmitida para mais de 200 países, com um público estimado em 160 milhões de telespectadores.
 
O aeroporto internacional da capital espanhola apresentou recordes de voos e de pessoas embarcadas. Um dia depois da final, 1.744 aviões decolaram para destinos de todas as partes do mundo, retirando de Madri mais de 240 mil passageiros.
 
As cifras absurdas não param por aí. Um único ingresso chegou a ser vendido por mais de ¤ 10 mil (o equivalente a quase R$ 50 mil) e, mesmo assim, mais de 20 mil ingleses alucinados por seus times ficaram fora do Estádio Metropolitano, onde o público, apesar de assistir a um jogo até certo ponto burocrático, maravilhou-se com o nível de organização e de ostentação da principal competição da Uefa.

Os números

  • 800 pessoas foram convidadas pela Nissan para a final da Champions League, em Madri, com investimento em experiências, promoções, test drive, concursos e ações sociais
  • 240 mil passageiros decolaram do aeroporto Barajas, de Madri, um dia depois da final da Champions League. Esse número é recorde, com 1.744 decolagens
  • 30 vezes maior estima-se que seja o retorno da Nissan com a ação. A final foi transmitida para 200 países e assistida por mais de 160 milhões de pessoas
Sem revelar o valor exato investido no patrocínio, mas assegurando que “ele continua por muito tempo” (no ano que vem, a final será em Istambul, na Turquia), Roel de Vries garante que tudo aquilo que foi voltou cerca de 30 vezes mais. “Não temos nem sequer como medir o impacto de toda a nossa ação. O que sabemos dizer é que cerca de 30% de nossos consumidores que assistiram à Champions saíram com uma imagem bem mais positiva da Nissan”, destaca o responsável pelo marketing da marca japonesa.
 
O resultado chega de todas as formas, seja por meio da mídia espontânea, das ações de ativação direta de marca, promoções ou da consolidação de marca moderna e geradora de experiências, atenta ao efetivo consumo das atuais gerações.
 
“Além de tudo isso, a Champions League é capaz de ter uma capilaridade bem maior do que a final do Super Bowl, que possui o comercial mais caro de todo o mundo, chegando a ter 30 segundos de exibição ao custo de R$ 5 milhões”. Não precisam mais de explicação. Mobilidade inteligente se faz, essencialmente, com marketing eficiente. 

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