Após lançar a Maverick Hybrid, a primeira picape híbrida do Brasil, a Ford acaba de lançar no país o Mustang Mach-E. Vendido em versão única, a top de linha GT Performance, o SUV 100% elétrico chega por R$ 486 mil e faz inveja no Mustang Mach 1, tradicional, com motor a combustão V8 a gasolina.

Desde seu lançamento global em 2021, o Mustang Mach-E já conquistou mais de 25 prêmios e se tornou o segundo veículo elétrico mais vendido nos Estados Unidos, atrás apenas do Tesla Model Y.

Conheça o Ford Mustang Mach-E:

Como anda o Mustang Mach-E?

O Autotempo teve a oportunidade de acelerar o Mustang Mach-E na pista de testes da Pirelli, conhecido como circuito Panamericano, no interior de São Paulo. Apesar de elétrico, o SUV exala esportividade. Equipado com dois motores elétricos, o Mach-E ostenta números impressionantes.

Ao pisar fundo no acelerador, o tranco da cabeça pregada ao banco é inevitável. Afinal, o primeiro Mustang elétrico do planeta entrega de forma instantânea nada menos que 87,7 kgfm de torque, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, mais rápido que o próprio Mustang Mach 1, com motor V8 a gasolina.

Com suspensão independente nas quatro rodas e amortecedores pneumáticos, o SUV engole curvas com extrema facilidade. Os freios de alta performance da marca Brembo reforçam a segurança a bordo.

Linhas do Mustang

O que não dá para deixar de falar é o design do Mach-E. O SUV herda elementos clássicos do Mustang como o nariz de tubarão, o capô longo, a coluna C rápida e as icônicas lanternas de três barras.

Por dentro, o carro é minimalista e chama atenção pelo teto solar panorâmico, o maior de um modelo Ford atualmente, além da central multimídia SYNC 4A com tela gigante de 15,5 polegadas, posicionada na vertical. O painel de instrumentos é mais discreto, com uma tela de 10,2 polegadas. O SUV vem com sistema de som premium B&O e carregador por indução.

Várias opções de recarga

Além de seu alto desempenho, a Ford projetou o Mustang Mach-E para oferecer experiências conectadas, convenientes e personalizadas, com soluções que facilitam a vida do proprietário. O veículo pode ser carregado em casa com o carregador wallbox portátil de 7 kW fornecido com o veículo ou em carregadores públicos usando o plugue Tipo 2.

A Ford fez uma parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do Brasil, oferecendo recargas gratuitas por 12 meses ou até 950 kW. Além disso, estão disponíveis carregadores fixos wallbox de 7 kW ou 11 kW, bem como um carregador de emergência de baixa potência para conexão em tomadas comuns de 220 V.

Espaço e conforto 

Além de ser um legítimo esportivo, o Mustang Mach-E oferece o maior espaço para bagagem da categoria, com um porta-malas traseiro de 402 L, equipado com sistema de abertura "hands free", e um porta-malas dianteiro de 139,5 L sob o capô, proporcionando praticidade no uso diário.

O veículo também vem equipado com faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone com saída para a segunda fileira. Os recursos de segurança incluem nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.

Conectividade é ponto alto

O Mustang Mach-E oferece uma experiência de condução conectada. Com o aplicativo FordPass, os proprietários podem facilmente localizar e verificar a disponibilidade de carregadores públicos, agendar e acompanhar o andamento da recarga e pré-condicionar a cabine e a bateria antes da partida, tudo pelo celular. O aplicativo também fornece acesso a serviços de garantia, assistência 24 horas e ao Mach-E Expert, uma equipe treinada para responder a todas as dúvidas sobre o veículo.

Ficha técnica - Mustang Mach-E GT Performance

  • Motor: dois elétricos síncronos de ímã permanente de corrente alternada. Bateria de níquel, cobalto e manganês com células de íons de lítio de 91 kWh com potência máxima de carregamento de 150 kW DC kW
  • Potência combinada: 487 cv
  • Torque combinado: 87,7 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 3,7 segundos
  • Câmbio: Automático de uma marcha à frente e outra à ré
  • Tração: integral nas quatro rodas
  • Suspensão: dianteira do tipo MacPherson e traseira do tipo multilink, ambas com molas espirais e barra antirrolamento
  • Rodas e pneus: liga leve de 20 polegadas com pneus Pirelli R20 245/45
  • Freios: discos ventilados à frente e discos na traseira
  • Dimensões: 4,71 m de comprimento, 1,88 m de largura (2,09 m), 1,60 m de altura, 2,98 m de entre-eixos
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Peso: 2.157 kg