A Toyota registrou nesta semana no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) peças do inédito SUV compacto Raize, futuro rival do Jeep Renegade, Honda HR-V e outros, que deve ser lançado no Brasil no fim de 2021.

No Brasil, o nome do modelo pode mudar. O SUV terá fabricação nacional e será feito na planta da Toyota em Sorocaba (SP), onde já são feitos a linha Etios e Yaris, e que recebeu aporte de R$ 1 bilhão no ano passado.

Lançado no Japão no fim do ano passado, o Toyota Raize utiliza motor 1.0 turbo de 98 cv, com câmbio automático CVT, mesmo conjunto mecânico do SUV Rocky, da Daihatsu, marca subsidiária da Toyota. Por aqui, é provável que o modelo adote os motores 1.3 e 1.5 flex da linha do Etios e Yaris.

O Raize usa a plataforma DNGA, uma versão mais simples da TNGA, que é a mesma do novo Corolla. O novo SUV da Toyota é bem compacto mesmo, mede 3,99 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas recebe até 369 L.

Ainda é cedo para estimar o preço, mas levando em conta a concorrência, o tempo que se tem até o lançamento, além do valor agregado da marca, o novo modelo da Toyota não deve sair por menos de R$ 100 mil.

* Quer ficar bem informado sobre o mundo automotivo? Então, acompanhe a gente pelo Instagram @supermotoroficial e também pela rádio Super 91.7 FM.