Os pneus de perfil baixo são uma opção popular para quem busca um visual mais esportivo e agressivo para o seu veículo. Eles também oferecem vantagens em termos de estabilidade e respostas ao volante. No entanto, exigem do motorista um maior cuidado na condução e manutenção.

Diferenças do pneu de perfil baixo

A principal diferença entre os pneus de perfil baixo e os pneus de perfil alto é a altura da parede lateral. Os pneus de perfil baixo têm uma parede lateral mais curta, permitindo a utilização de rodas de aro maior. Isso resulta em um visual mais esportivo e dinâmico.

Os pneus de perfil baixo também oferecem maior estabilidade, pois o contato com o solo é maior. Isso é especialmente importante em curvas e em alta velocidade. Além disso, as respostas ao volante são mais rápidas, proporcionando uma condução mais precisa.

Desvantagens do pneu de perfil baixo

No entanto, os pneus de perfil baixo também apresentam algumas desvantagens. A principal delas é a menor área de contato com o solo nas laterais. Isso torna os pneus mais suscetíveis a danos causados por impactos contra buracos ou meio-fio.

"Pela menor quantidade de borracha, pneus de perfil mais baixo apresentam uma propensão maior de serem danificados por impacto contra buracos ou meio-fio”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Calibragem constante

Por isso, é importante calibrar os pneus de perfil baixo com frequência, pois o volume de ar é menor. A recomendação é verificar a pressão toda a semana ou, no máximo, a cada quinze dias.

Além disso, é importante evitar transitar por estradas esburacadas sempre que possível. Se for necessário passar por uma estrada esburacada, é importante tomar cuidado com buracos e guias e passar com cautela por obstáculos.

Tomar cuidado com buracos e guias

A formação de bolhas é uma das principais preocupações com os pneus de perfil baixo. As bolhas são causadas por impactos contra buracos ou meio-fio e podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento, causando uma perda súbita de pressão.

“As bolhas são muito perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento, causando uma perda súbita de pressão. Elas não podem ser ignoradas de forma alguma e o seu surgimento inutiliza o pneu, que deve ser substituído imediatamente”, conclui Rafael Astolfi.