Uma pesquisa recente da consultoria Bain & Company, realizada com 17 mil consumidores brasileiros, revelou mudanças importantes nos critérios que influenciam a compra de carros no Brasil. Um dos destaques da pesquisa é o aumento considerável no valor atribuído à estética do modelo, tanto por dentro como por fora, nos últimos anos.

O interesse pelo desenho exterior de um carro subiu de 72% para 84%, enquanto o design interior também teve um aumento significativo, passando de 76% para 84%. Isso demonstra que a estética do carro se tornou um fator cada vez mais importante na decisão de compra.

Tem que ter telas e conforto

Os sistemas de entretenimento, que inclui a famosa telinha ou telona digital da central multimídia, também ganharam destaque entre os critérios de compra de carros zero no Brasil, com uma elevação na preferência de 69% para 85%.

Além disso, ao recomendar um carro a amigos ou familiares, o design interior do veículo foi mais mencionado do que o desenho externo da carroceria, ressaltando a importância do visual interno, conforto e ergonomia para diferentes categorias de consumidores, vale muito hoje em dia.

Custo-benefício e segurança

Em um cenário de aumento de preços e redução do poder de compra, o custo-benefício tornou-se um aspecto ainda mais relevante, subindo de 82% para 89%.

Da mesma forma, quesitos técnicos como segurança e desempenho também evoluíram, com a segurança alcançando 91% de importância e o desempenho influenciando 87% das decisões de compra.

Sustentabilidade em crescimento

Embora tenha havido um aumento na preocupação com a sustentabilidade, indo de 64% para 75%, este continua sendo o único ponto que não ultrapassa os 80% de importância, indicando um potencial para um maior crescimento nesse aspecto.

O que aponta que o fato de um carro ser híbrido ou elétrico, por exemplo, do ponto de vista "ecológico", ainda não é nada determinante para os brasileiros na hora de comprar um carro novo.

O estudo também destacou as diferenças no comportamento dos consumidores de automóveis premium, que demonstram uma maior exigência em relação a fatores como design, performance e segurança, em comparação com os consumidores de veículos não premium.

O que os brasileiros pesquisam antes da compra?

O novo estudo da Bain & Company também listou os 10 pontos mais relevantes para os consumidores brasileiros antes de comprar um carro novo, conforme a ordem de porcentagem:

  1. Informações sobre o veículo (48%)
  2. Imagens ou vídeos do modelo (48%)
  3. Preço do veículo (45%)
  4. Ofertas especiais ou incentivos (40%)
  5. Comparativo entre o carro e seus rivais (38%)
  6. Avaliações ou opiniões de especialistas (33%)
  7. Comparativos entre as versões do automóvel (26%)
  8. Orçamento para um carro específico (21%)
  9. Localização do modelo para fazer test drive ou compra (11%)
  10. Fazem uma pergunta específica sobre o carro (7%)