A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (3) uma nova estratégia para a nomeação de seus modelos. A partir de 2026, a marca passará a usar nomes consagrados, como Polo e GTI, em sua linha de veículos elétricos ID.

O primeiro modelo a adotar a nova nomenclatura será o ID. Polo, derivado do conceito ID. 2all. Segundo a montadora, a medida visa tornar a identificação dos modelos mais clara para os clientes.

A Volkswagen informou que os modelos com motores a combustão manterão seus nomes atuais, coexistindo com a nova família elétrica.

Lançamentos marcam 50 anos do Polo

O ID. Polo está programado para ser lançado em 2026, ano do 50º aniversário do modelo. A versão elétrica do compacto combinará a designação ID., que representa a mobilidade elétrica da marca, com o nome Polo, historicamente associado à qualidade e à democratização de inovações.

A marca também confirmou uma versão esportiva, o ID. Polo GTI, baseado no conceito ID. GTI. O modelo promete oferecer dinâmica de condução e prazer ao volante, características da linha GTI.

Estreia mundial no Salão de Munique

Os primeiros protótipos camuflados do ID. Polo e do ID. Polo GTI farão sua primeira aparição pública no Salão de Munique, entre 8 e 14 de setembro. 

A Volkswagen também apresentará no dia 7 de setembro, o conceito de um SUV compacto elétrico, o ID. CROSS Concept. Sua versão de produção, batizada de ID. Cross, chegará ao mercado no final de 2026 como equivalente elétrico do T-Cross vendido na Europa.

Expansão da família ID

A linha ID., designação para os produtos exclusivamente elétricos da Volkswagen, foi introduzida em 2018. O primeiro modelo foi o ID.3, seguido por outros veículos diferenciados por números de acordo com seu segmento.

O maior deles é atualmente o ID.7, disponível nas versões sedã e perua. A introdução de modelos menores e mais compactos, como o ID. Polo e o ID. Cross, marca uma nova fase para a montadora alemã.