Embaixador da marca Kia, o tenista espanhol multicampeão Rafael Nadal foi presenteado com um belo exemplar do novo SUV elétrico da marca: o Kia EV9, com capacidade para até sete passageiros. O modelo foi confirmado para o Brasil e deve estrear por aqui em 2024 em versão ainda não revelada pela marca.
Com mais de 5 m de comprimento, o EV9 estreou no mercado no começo de 2023 com preço a partir de 85 mil euros (cerca de R$ 500 mil na conversão direta). A unidade de Nadal é na cor Ocean Blue Matte, que aumenta o preço do SUV elétrico em 1.800 euros (quase R$ 10 mil).
EV9 vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos
O Kia EV9 de Rafael Nadal é a versão GT-Lin, a top de linha do modelo, equipada com bateria de 99,6 kWh e tração integral nas quatro rodas. O motor elétrico do SUV com design futurista entrega 380 cv de potência e 60 kgfm de torque instantâneo.
O SUV de sete lugares arranca de 0 a 100 km/h, segundo a Kia, em apenas 5,3 segundos, com autonomia para rodar até 540 km com uma carga cheia de bateria, no ciclo WLTP (europeu).
Design futurista
Com uma carroceria mais quadrada, tal como os modelos da Jeep e da Land Rover, o Kia EV9 chama atenção por seus detalhes futuristas como o desenho dos faróis e das lanternas traseiras projetadas na tampa do porta-malas e na coluna C, em direção ao para-choque.
Em termos de tamanho, o primeiro SUV 100% elétrico da Kia é espaçoso. São 3,10 m de distância entre-eixos sendo cerca de 10 cm menor em comprimento, por exemplo, do que a van Kia Carnival, com 5,10 m de para-choque a para-choque.
Kia EV9 por dentro
O interior do Kia EV9 segue a linguagem visual estabelecida pelo SUV irmão e menor, o EV6. Por dentro, o que atrai olhares é a grande tela digital que unifica o painel de instrumentos e a central multimídia com controles do ar-condicionado integrados. Além disso, os bancos traseiros podem ser independentes e giram até 45°, para facilitar o embarque e desembarque.
Em vez de espelhos externos, os retrovisores do EV9 tal como o Audi e-tron são, na verdade, câmeras com imagens reproduzidas em telas fixadas no lado de dentro das portas dianteiras. Opcionalmente, o cliente pode optar por ter retrovisores tradicionais, como foi o caso da unidade do SUV de Rafael Nadal.