Uma verdadeira Ram, do tamanho certo. Famosa por suas picapes robustas e gigantescas, é com este slogan que a marca norte-americana acaba de lançar no Brasil seu primeiro modelo concebido e desenvolvido no país; a Ram Rampage.
A nova picape da Ram, que será fabricada na planta da Stellantis em Goiana, no Pernanmbuco, chega ao mercado em três versões distintas, cada uma com sua própria identidade: Laramie, Rebel e R/T. Todas elas são equipadas com câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.
Motor Hurricane 4, o mesmo do Jeep Wrangler
A Rampage marca história como o primeiro veículo feito na América do Sul a ter o Hurricane 4: motor 2.0 turbo a gasolina de até 272 cv de potência e 40,98 kgfm de torque.
Com o motor Hurricane 4, o inédito modelo da Ram promete ser a picape mais veloz do Brasil, com velocidade máxima de 220 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 6,9 segundos.
Nas versões diesel, a Rampage vem com o o motor 2.0 turbo da Stellantis, de 170 cv, o mesmo que já equipa as linhas do Jeep Compass e da Fiat Toro.
Da Fiat Toro, só o chassi
Feita sobre um chassi em monobloco, a Ram Rampage é montada sob a mesma plataforma da Fiat Toro. As picapes também compartilham o mesmo conjunto de suspensão, porém com calibragem totalmente diferente na picape da Ram.
No visual, a Rampage herda duas características tradicionais da Ram e se distancia ainda mais do modelo da Fiat. Trata-se de uma picape mais alta e larga do que a Toro e com linhas mais "musculosas", algo bem evidenciado pelos vincos no capô.
Rampage: o visual das 3 versões
A versão Rebel da Rampage destaca-se pelo visual voltado ao off-road, com o uso extensivo de peças externas em acabamentos preto e grafite. Inspirada na Ram 1500 Rebel, a variante traz rodas de liga aro 17 e grade com design exclusivo, em formato trapezoidal. A presença marcante de elementos cromados e prateados é substituída por uma abordagem mais ousada e aventureira.
Na versão Laramie da Rampage, predominam os acabamentos cromados e prateados, conferindo um estilo mais tradicional, semelhante às Ram 2500 e 3500. A grade dianteira, as molduras dos vidros, as capas dos retrovisores, as maçanetas, os logotipos, as rodas e o para-choque traseiro ganham um toque de sofisticação nessa configuração.
A versão R/T da Rampage, a top de linha do modelo, a pegada da picape é a esportividade. Com faixas marcantes no capô e o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces das rodas exclusivas, a versão traz teto em preto dando uma pitada extra à picape.
Rampage: lista de equipamentos
Todas as 5 configurações da Ram Rampage vêm de série com a seguinte lista de equipamentos:
- Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
- Quadro de instrumentos 100% digital de 10,3 polegadas
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajustes elétricos
- Faróis e lanternas full LED
- Carregador de celular por indução com resfriamento
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- 7 airbags
- Piloto automático adaptativo (ACC)
- Monitoramento de pontos cegos
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestrese ciclistas
Quais os opcionais da Rampage?
A Ram Rampage conta com um pacote de opcionais. Ele será ofertado por R$ 6.000 e acrescenta as luzes ambiente no interior da picape, além do banco do passageiro com ajustes elétricos e o sistema de som premium, da marca Harman Kardon.
Já itens como capota marítima, estribos elétricos e santantonio são vendidos à parte como acessórios pela Mopar.
Bandeira dos EUA na Rampage
Na parte de trás da Rampage, o primeiro "easter egg" da picape. Quando a luz de ré é acionada, o grafismo das lanternas fazem referência à bandeira dos EUA. Os faróis de neblina também são em LED e possuem a função cornering, que acompanha as curvas.
Outro detalhe em comum nas 5 configurações da Rampage é o escapamento duplo que, na versão esportiva R/T, produz um som ainda mais instigante. A Ram também se destaca por se a primeira picape média do Brasil a ver equipada com borboletas atrás do volante para troca sequencial de marchas.
Rodas e bancos diferentes
Na versão Rebel, os pneus da Rampage são de uso misto calçados em rodas de liga aro 17. Na versão Laramie, as rodas crescem para aro 18, com acabamento diamantado. Na top de linha, a Rampage R/T traz rodas aro 19, pintadas em preto brilhante.
O revestimento dos bancos também muda conforme a versão. Na Rebel, a Rampage vem com bancos revestidos em couro preto. Na Laramie, o acabamento muda e vai para cor marrom. Na versão esportiva R/T, a Rampage traz assentos com couro escuro e suede, com costuras em vermelho.
Pré-venda a partir de 22 de junho
Quinto modelo a ser fabricado na fábrica da Stellantis de Goiana, que já contabiliza cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas, a Rampage estará na rede de concessionárias Ram a partir de agosto, mas a pré-venda começa nesta quinta-feira (22), a partir das 10h, no site oficial da Ram no Brasil.
Preços da RAM Rampage:
Rampage Rebel turbodiesel: R$ 239.990
Rampage Rebel (gasolina): R$ 249.990
Rampage Laramie turbodiesel: R$ 249.990
Rampage Laramie (gasolina): R$ 259.990
Rampage R/T (gasolina): R$ 269.990
Ficha técnica - Ram Rampage R/T
Motor: 2.0 16V, turbo, a gasolina, duplo comando de vávulas
Potência máxima: 272 cv a 5.200 rpm
Torque máximo: 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automático de 9 marchas
Tração: 4x4 auto e 4x4 reduzida com acionamento automático
Suspensão: McPherson (diant.), Multlink (tras.)
Direção: elétrica
Freios: a disco nas quatro rodas
Dimensões: 5 m (comprimento); 1,88 m (largura); 1,78 m (altura) e 2,99 m (entrre-eixos)
Tanque: 55 L
Capacidade (caçamba): 980 L
Consumo (Inmetro): 8 km/L (cidade) 10 km/L (estrada)