De uns anos para cá, as mostras automobilísticas ou os tradicionais salões do automóvel, como são popularmente denominados esses eventos, têm sido questionados. 

É preciso reconhecer que o advento da internet, que diminuiu distâncias, reuniu pessoas e deixou exposta a vida de qualquer um de nós, modificou a forma não só nos relacionarmos como de no scomunicarmos com os mais diversos públicos. Não é sem razão que o interesse pelo que já se viu e conhece deixa de despertar a mesma curiosidade de tempos passados. 

Nos Estados Unidos, não é diferente. O Salão de Detroit está se reinventando e deixando o gélido inverno do mês de janeiro, em Michigan, para uma estação mais florida e quente, a primavera. Mas só mesmo no ano que vem, quando a mostra for realizado pela primeira vez em junho, poderemos saber se a fórmula deu certo.

Contudo, na contramão desses novos tempos, o AutoMobility LA, realizado anualmente na cinematográfica cidade de Los Angeles, vem se estabelecendo como uma importante oportunidade para os fabricantes, não só os norte-americanos, mostrarem suas novidades.

Sem crise

O evento abre as portas, hoje, 22 de novembro, e segue até o próximo dia 1º de dezembro, no LA Convetion Center, ocupando um espaço um pouco maior do que o Salão do Automóvel de São Paulo. 

Aqui, estão expostas dezenas de modelos dos principais fabricantes mundiais. Trata-se, de fato, de um formato diferenciado, em que o sucesso de público e crítica pode ser explicado na mistura muito be-organizada e que envolve a comercialização de automóveis, tests-drive e, claro, dos lançamentos propriamente ditos, a cereja do bolo de qualquer mostra automobilística mundo afora.

Em meio a todo esse show, na cidade que representa a modernidade aplicada em soluções de mobilidade urbana, mais de 25 novos produtos estão fazendo suas estreias mundiais.

* O jornalista viajou a convite da Ford