A Volkswagen deu sinais indiretos nesta semana sobre a futura versão esportiva do Golf, que voltará a ter uma variante GTI, só que totalmente elétrica, prevista para 2026. 

A pista foi dada pelo designer-chefe da Volkswagen, Andreas Mindt, que compartilhou uma publicação no Instagram com um desenho do GTI original, apresentado em 1975, ao lado de um esboço do que aparenta ser o futuro do hatch eletrificado.

Na legenda,  escreveu: "O Golf GTI foi revelado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1975, com uma produção inicial limitada a 5.000 unidades. Até hoje, mais de 2,8 milhões de carros foram vendidos. Em 2026, apresentaremos uma versão elétrica deste modelo icônico."

Possibilidade de chegada ao Brasil

A intenção da Volkswagen é transformar o próximo GTI em um modelo global, abrindo a possibilidade de o esportivo eletrificado desembarcar no Brasil. Isso seria um retorno ansiosamente aguardado pelos fãs, especialmente após o Golf se despedir do mercado brasileiro em 2020, encerrando uma jornada de 27 anos.

Os esboços do designer revelam influências do conceito ID.GTI, apresentado em setembro no IAA Mobility, em Munique (Alemanha). O Golf GTI elétrico será construído sobre a plataforma MEB 21 EV, a mesma utilizada pelo conceito ID.2all. A expectativa é de que o hatch conte com o motor elétrico conhecido como APP550, de 320 cv, uma variante do propulsor presente no sedã elétrico ID.7.