O que você diria de uma moto que não cai? Parece mentira, mas a Yamaha está cada vez mais perto de criar uma tecnologia capaz de evitar quedas de moto.
Chamado de Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS), o novo recurso desenvolvido pela famosa marca japonesa de motocicletas se baseia em um dispositivo que estabiliza a moto em baixas velocidades, como em semáforos ou congestionamentos, por meio do controle das forças motrizes e de direção.
Como funciona o AMSAS?
Conforme o chefe da equipe de desenvolvimento do AMSAS, Akitoshi Suzuki, o sistema é composto de atuadores de motor conectados à roda dianteira e ao guidão, o que permite que a moto se movimente em baixas velocidades sem correr o risco de queda, mesmo que o piloto tenha pouca experiência de condução.
Além de beneficiar a estabilidade, o AMSAS também trará vantagens voltadas à segurança do garupa. O sistema conta com a função de frear a motocicleta assim que detectar qualquer obstáculo na via e exibe avisos de alerta de risco de colisão em relação aos outros veículos parados.
Auxílio no estacionamento
Outro ponto de destaque é que o sistema que evita quedas de moto da Yamaha também atuará como auxílio de estacionamento, permitindo que a moto possa estacionar sozinha. Essa funcionalidade proporciona mais conforto aos pilotos que enfrentam dificuldades em manobrar em espaços apertados.
Compatibilidade e futuro
O equipamento é bastante simples e pode ser instalado em motocicletas atuais, sem a necessidade de qualquer alteração no chassi. A Yamaha planeja reduzir o tamanho dos componentes na próxima etapa do projeto, para que ele possa ser facilmente instalado nas motocicletas sem alterar as configurações originais do projeto dos modelos da marca.
Com o desenvolvimento do AMSAS, a empresa japonesa pretende zerar as mortes provocadas por motocicletas até o ano de 2050, demonstrando o compromisso da Yamaha com a segurança e inovação no universo das motos.