Corrupção e propina

Doleiro confirma elo da Operação Lava Jato com mensalão

Youssef mantinha uma conta corrente conjunta com o ex-deputado José Janene, responsável pela indicação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da estatal petrolífera

Ter, 11/11/14 - 08h20

Alvo da Operação Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef confirmou, durante depoimento à Justiça Federal na noite desta segunda-feira (10), elo do mensalão do PT com o esquema de corrupção e propinas na Petrobras. As informações foram divulgadas pelo jornal "O Estado de S. Paulo", que publicou em seu site os vídeos do depoimento na noite de ontem. Youssef afirmou que mantinha uma conta corrente conjunta com o ex-deputado José Janene (PP-PR) – que faleceu em 2010 –, responsável pela indicação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da estatal petrolífera.

O doleiro disse que repassava valores a "agentes públicos, agentes políticos", por orientação de Janene. Para realizar os repasses, era utilizado um segundo doleiro, Carlos Habib Carter. Segundo Youssef, parte do dinheiro saía do caixa de construtoras.

Assista à primeira parte do depoimento do doleiro Alberto Youssef nesta segunda:

Youssef disse que disponibilizava todos os recursos solicitados por Jenene. Durante depoimento, o doleiro não citou nome de nenhum agente público ou agente político. Ele é réu em cinco ações penais da Lava Jato na Justiça Federal no Paraná.

O depoimento desta segunda-feira está relacionado à ação penal que trata da relação de Youssef com o ex-deputado Jenene e com o doleiro Carlos Habib Carter.

Veja a segunda parte do depoimento do doleiro:

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.