A atriz e digital influencer cearense Duda Riedel, 27, ficou conhecida por publicar vídeos na internet ao compartilhar vídeos da rotina de tratamento com bom-humor e positividade no processo de descoberta e cura da leucemia, em 2019.

Em um vídeo, Duda revela como descobriu um câncer em 2019, após crise de sinusite constante. No conteúdo a influenciadora narra que, antes da sinusite, começou a notar hematomas no corpo, o que chamou a atenção dela, já que ela não se lembrava de ter esbarrado em lugar algum. Dias depois, a influenciadora notou que sua boca sangrava muito e, por isso, procurou um dentista.

"O profissional falou que eu precisava fazer uma limpeza nos dentes. Fiz, ele disse que estava tudo bem e eu voltei para casa", contou à BBC.

No entanto, os sintomas não pararam por aí. Em seguida, a escritora passou a sentir dores de cabeça e ter congestão e secreção nasal - o que, segundo os médicos disseram a ela, indicavam que estava com sinusite. 

@dudariedel O dia que descobri a LEUCEMIA! 🥵 mas a We Cancer foi um ótimo aliado e também pode te ajudar! *publicidade #pacienteoncologico #leucemiatemcura #leucemia ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice

Em entrevista à BBC, Duda contou que procurou duas vezes a emergência do hospital.

"No hospital, a médica falou que eu estava com sinusite, receitou um xarope e eu retornei para casa. Assim foram as duas vezes: indicavam um medicamento e me davam alta. Nunca me pediram um exame de sangue sequer", relatou.

Após ser diagnosticada com sinusite, a influenciadora prosseguiu o tratamento e voltou à sua rotina. Algumas semanas depois, começou a passar mal e precisou ir às pressas para o hospital.

"Aí começou o terror, porque eu vomitei sangue e aquilo me assustou muito. Tanto que corri para o hospital, onde me colocaram no soro e pediram exame de sangue. Quando a médica viu que eu estava sozinha, ela se assustou, disse que eu estava doente, mas ainda não sabiam o que era e pediu para eu chamar alguém para me acompanhar", relembra Duda.

Inicialmente, os médicos suspeitaram que Duda estivesse com hemorragia interna. Em seguida, solicitaram uma endoscopia, mas o resultado deu negativo para a suspeita de hemorragia.

"Eles me colocaram em um quarto e me deixaram lá. Mas como eu já me sentia bem, quis ir embora (...). Foi quando uma enfermeira viu e disse: 'cuidado, menina, leucemia mata'. Entrei em pânico, porque até então nenhum médico havia falado sobre leucemia comigo", recorda Duda à BBC.

Apreensiva com o suposto diagnóstico de leucemia e a falta de informação dos médicos, a influenciadora saiu do hospital e foi para casa. Por fim, buscou atendimento em outro hospital da cidade, onde foi internada imediatamente. 

Hoje, curada, Duda recorda que, na época, foi submetida a três ciclos de quimioterapia. Entretanto, devido à gravidade da doença, leucemia mieloide aguda, foi necessário um transplante de medula óssea.

Como nenhum familiar da escritora foi 100% compatível com ela, foi preciso buscar um doador no Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

"Foram seis meses de buscas, espera e muita ansiedade, até que encontramos um doador compatível. Em novembro de 2019, fiz meu tão aguardado transplante e renasci. Hoje comemoro duas datas de aniversário, a do meu nascimento e a do meu transplante."

Atualmente, Duda faz acompanhamento médico anual com uma equipe multidisciplinar para ter a certeza de que está tudo bem com sua saúde.

A luta de Duda contra o câncer inspirou a influenciadora a colocar no papel todos os sentimentos da época e acabou se transformando em um livro, de sua autoria, chamado "Tu tem força menina!".