Com o Estado de Rondônia colapsado por falta de leitos em hospitais públicos e privados, o secretário de Saúde, Fernando Máximo foi às redes para fazer um desabafo na madrugada desta sexta-feira (26).

"Eu gostaria muito de olhar para você e falar bom dia, tenho uma boa notícia para te dar. Mas, infelizmente eu não tenho. Todos os mais de 300 leitos de UTI que nós criamos em Rondônia exclusivamente para pacientes com Covid-19 estão lotados", iniciou o secretário.

Depois de destacar os números de leitos que já estão todos lotados e falar dos pacientes que já são transferidos para outros Estados, o secretário prosseguiu falando diretamente às pessoas que não seguem as orientações sanitárias para prevenir a Covid-19, como evitar aglomerações e usar máscaras.

"Meu recado é para você, que aglomera; que faz festinha; você que não está usando máscara. Indo a reuniãozinha e bebedeiras: Nós não temos leito de UTI para sua mãe! Não tem leito de UTI para o seu pai, para sua tia, para seu filho, para sua namorada! Não temos leito para você!", disse Máximo, aparentemente fatigado.

Ele completou o 'puxão de orelhas' aos aglomeradores dizendo que mesmo em redes privadas as vagas são inexistentes.

"'Ah, mas eu tenho condição financeira, vou para o particular!' Lá está cheio também. 'Então eu vou para São Paulo'. Os grandes hospitais de São Paulo estão todos lotados. Nós precisamos nos cuidar." advertiu.

Segundo o secretário de Saúde, dos 90 pacientes transferidos para outros Estados por não haver vaga em hospitais, 60 deles saíram de Rondônia entubados. 

"Mandamos mais de 90 pacientes para outros estados, mais de 60 deles intubados em UTIs aéreas. Mas, os Estados lá fora não estão mais cedendo vagas porque eles não têm", destacou. 

Máximo disse que apesar do Estado estar em colapso, pacientes do Amazonas continuam sendo atendidos. "E continuamos a atender pacientes do Amazonas, casos moderados, pacientes que evoluem e precisam de intubação e vão para UTI", relatou.

Confira o vídeo na íntegra: