Durante a manifestação marcada pelo SindimotoSP (Sindicato dos mensageiros, motociclistas, ciclistas, mototaxistas intermunicipal do estado São Paulo), realizada nessa terça-feira (14), diversos registros em vídeo foram feitos e circulam pelas redes sociais de uma abordagem a um dos integrantes do protesto por policiais militares.
Nas imagens é possível ver pelo menos três agentes imobilizando um motoboy, que durante a abordagem grita "não consigo respirar", mesma frase usada pelo norte-americano George Floyd, asfixiado até a morte por policiais nos EUA no mês passado.
"Não consigo respirar": motoboy gritou por socorro durante abordagem de PMs na avenida Rebouças, área nobre de São Paulo, por volta das 12h30 de hoje. Vídeo está sob posse da Corregedoria da corporação. pic.twitter.com/SvXzsIlaQY
— Luís Adorno (@LuisAdorno) July 14, 2020O fato ocorreu na avenida Rebouças, no bairro Pinheiros, da capital paulista. Nos vídeos é possível ver dois policiais tentando imobilizar o homem, enquanto outro PM, de arma em punho, manda que os colegas manifestantes, que filmavam a ação, se afastem.
A PM alegou, em nota, que o motoboy estava com a carteira de motoristas vencida, ofereceu resistência a uma abordagem e precisou ser contido.
"Foi constatado que ele está com a habilitação vencida desde 2019. A ocorrência foi encaminhada ao 14º DP, onde foi elaborado um termo circunstanciado de resistência. A motocicleta foi apreendida administrativamente e a autoridade policial solicitou exames de corpo de delito aos policiais e ao rapaz, e encaminhou o caso ao Juizado Especial Criminal (Jecrim)", diz a nota da corporação.
Em outro vídeo, o rapaz que teria sido agredido reclama da ação da polícia e chora ao lamentar a apreensão de sua moto e enumera as agressões sofridas.