Acidente mata 18 em Montes Claros

Ônibus da viação Santo Antônio tombou em curva da BR?365 e bateu de frente em carreta; 22 pessoas se feriram.

Dom, 28/05/06 - 00h01

As condições da estrada eram boas, mas não evitaram um acidente que deixou pelo menos 18 mortos e 22 feridos, no KM 5,8 da BR"365, em Montes Claros, Norte de Minas.

O ônibus da viação Santo Antônio (placa JJZ 5108/Brasília), que ia de Brasília a Itacarambi, a 663 KM de Belo Horizonte, não conseguiu fazer uma curva acentuada e tombou numa descida, próximo a um local conhecido como viaduto dos Carrapatos.

Antes de cair no chão, o veículo, que transportava 40 pessoas, chocouse com uma carreta de 112 toneladas (MDA 9040/Porto Alegre), carregada com biscoitos, que subia a curva no sentido oposto.

O motorista da carreta, Francisco Negildo Nunes, 46, morreu na hora e o do ônibus, João Laurentino da Silva, 45, foi levado para o hospital. As vítimas que sobreviveram foram encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia e para os hospitais São Lucas, Haroldo Tourinho e Universitário, todos em Montes Claros.

Dos 18 mortos, 17 foram identificados no Instituto Médico- Legal (IML) da cidade. Apenas uma criança de 4 a 6 anos aguarda identificação. A colisão foi tão violenta que o teto do ônibus foi arrancado.

Conforme o policial rodoviário federal Adriano Ferreira Costa, o acidente aconteceu por volta de 5h30 e as últimas vítimas só foram retiradas das ferragens às 11h, com ajuda de bombeiros e do Samu. A Polícia Civil de Montes Claros vai abrir inquérito para verificar as causas.

Mas, segundo Costa, a colisão pode ter sido provocada por excesso de velocidade. "Algumas vítimas comentaram que o motorista estava correndo muito e por isso não conseguiu fazer a curva, mas nada está confirmado", destaca o policial. A hipótese de má conservação das estradas está descartada.

Segundo Costa, o trecho foi recentemente restaurado e o asfalto é novo. O ônibus havia saído de Brasília às 19h da sexta, com destino a Itacarambi, Norte de Minas. Segundo um funcionário da viação Santo Antônio, como a viagem tem duração de aproximadamente 11 horas, a previsão de chegada era 6h.

A viação Santo Antônio enviou uma equipe para o local, para tomar todas as providências, incluindo despesas com translado dos corpos. Izabel Cristina Moreira Sales estava a 5 km da sua cidade, Montes Claros, quando o acidente aconteceu.

Ela trabalha em Brasília e estava indo passar o aniversário de 50 anos com a família. Izabel quebrou o fêmur e teve escoriações.

"Ela nasceu de novo no dia do aniversário. Podia ter morrido, mas está bem", conta a filha da vítima, a técnica em farmácia Cláudia Moreira, 32. Segundo ela, a mãe desmaiou assim que o ônibus bateu na carreta.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.