Neste sábado (16), 19 famílias - total de 29 pessoas - foram retiradas de casas na cidade de Rio Preto, na Zona da Mata, após a barragem "dos Melo" ser elevada a nível 2.

"Lá não é uma barragem de rejeitos, é uma barragem de água. Em função da forte chuva que atinge a região, subiu muito o nível de água e ocorreu uma pequena infiltração. Por precaução, resolvemos retirar essas pessoas", explicou o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil Estadual.

De acordo com a Polícia Militar, a barragem fica em uma área rural a cerca de dez quilômetros do centro da cidade. Na área estão construídas fazendas, sítios e casas, além de criação de gados. Na madrugada, devido à chuva, moradores entraram em contato com a corporação afirmando que estavam com medo que alguma tragédia pudesse acontecer. 

Uma viatura foi encaminhada ao local. Já na manhã deste sábado, ainda conforme a polícia, um funcionário da Vale, que seria de Belo Horizonte, entrou em contato pedindo que a região fosse evacuada. 

Além dos policiais, funcionários da prefeitura também trabalham na ação. Segundo o tenente-coronel Godinho, os moradores foram levados para o hotel São Luiz, que fica no centro da cidade.

Nenhum representante da prefeitura ainda foi encontrado para comentar o caso.

Outro lado

Em nota enviada à reportagem de O TEMPO, a Vale informou que desde novembro de 2018 realiza obras na barragem, com o intuito de aumentar a segurança da estrutura. 

A mineradora confirmou que está prestando toda a assistência requerida pelos 29 moradores evacuados. 

Ainda de acordo com a Vale, a barragem está sendo monitorado e o nível de água se encontra estável. Apesar disso, não ha previsão para retirada do alerta.