Adolescentes de 12 a 14 anos estão convocados a receber a vacina contra a dengue em Belo Horizonte a partir desta sexta-feira (8 de março). A ampliação segue orientação do Ministério da Saúde. Até então, apenas as crianças de 10 e 11 anos estavam sendo vacinadas. Clique aqui para ver os endereços dos locais de imunização.
A Prefeitura de BH afirmou que irá utilizar as vacinas em estoque para a ampliação. O município recebeu, em 23 de fevereiro, 49 mil doses, número insuficiente para vacinar todo o público elegível, que passa a ser de 120 mil pessoas. “O município aguarda o envio de novas remessas”, reforça.
As taxas de vacinação estão abaixo do esperado, em meio à epidemia de dengue em Belo Horizonte. Conforme divulgado pela prefeitura na última terça-feira (5), apenas 13.600 das 48 mil crianças de 10 a 11 anos haviam sido vacinadas, o que corresponde a menos de 30%.
As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Para receber o imunizante é necessária a presença dos pais ou responsáveis legais.
Além disso, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
- Carteira de identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte
- Caderneta de vacinação.
A Qdenga pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente.
Tive dengue recentemente, posso me vacinar?
A orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença.
Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.
Qual é a vacina da dengue?
Qdenga é uma vacina tetravalente com vírus vivo atenuado, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda. Ela utiliza uma mistura de componentes dos vírus DEN-1, DEN-3 e DEN-4, construídos sobre uma estrutura do vírus DEN-2.
Como é o esquema vacinal da Qdenga?
É composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses.
Qual a eficácia da Qdenga?
- DEN-1: 69,8%
- DEN-2: 95,1%
- DEN-3: 48,9%
Não foi possível avaliar sua eficácia contra o tipo 4 devido à pequena quantidade de casos desse sorotipo no estudo; 84,1% foi a proteção da vacina contra hospitalizações por dengue
Quem pode tomar a Qdenga?
A vacina Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. No entanto, devido à limitação no fornecimento de doses, o Ministério da Saúde prioriza inicialmente a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 11 anos, que são um dos grupos mais afetados por hospitalizações devido à dengue.
Depois, o público será ampliado para adolescentes de até 14 anos.
- A Qdenga atualmente não é recomendada para gestantes e lactantes.
- É contraindicada para pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas.