Previsão do tempo

BH deverá ter mais pancadas de chuva, raios e rajadas de vento nesta quinta

Com o solo úmido por causa da chuva de ontem, a Defesa Civil de BH precisou emitir um alerta para risco geológico, válido até domingo (5)

Por Lara Alves
Publicado em 02 de janeiro de 2020 | 10:45
 
 
A Defesa Civil prevê fortes pancadas de chuva para esta quinta-feira Foto: Mariela Guimarães

Os moradores de Belo Horizonte e dos municípios da região metropolitana amanheceram nesta quinta-feira (2) contabilizando os prejuízos e limpando a sujeira, ambos causados por um forte temporal que atingiu este ponto de Minas Gerais entre a noite de quarta-feira (1°) e esta madrugada.

O volume de água caído sobre a região foi tanto que a Defesa Civil da capital mineira precisou emitir, ainda no período da noite, um alerta para alto risco geológico, válido até domingo (5). Isto significa que, com o solo mais úmido, aumenta a chance de acontecerem ocorrências como quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e aparecimento de sinais construtivos – como trincas e rachaduras. 

01h53 - Atenção com o grau de saturação do solo e ao risco moderado/alto de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos (trincas e rachaduras). Válido até domingo (05).
Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @Bombeiros_MG pic.twitter.com/ivwPmtX97M

— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 2, 2020

Além disso, outra preocupação do órgão é que ainda há previsão de pancadas de chuva, acomanhadas de raios e rajadas de vento nesta quinta-feira (2). Não à toa, um alerta referente a esse tipo de precipitação foi emitido nesta manhã, válido até sexta-feira (3). Com o céu bastante nublado em alguns pontos da cidade e sol entre nuvens, a temperatura mínima registrada foi de 18°C e a máxima não deve ultrapassar os 29°C. Após o temporal, a qualidade do ar melhorou e a expectativa é que, no período da tarde, o índice de umidade relativa gire na casa dos 50%. 

7h32 - Nesta quinta-feira (2) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais. A mínima foi de 18°C, máxima estimada de 29°C e a umidade relativa mínima em torno de 55% à tarde.
Fonte: Defesa Civil de BH pic.twitter.com/wSBynaZhdM

— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 2, 2020

Avenidas precisaram ser interditadas

Na capital, o temporal começou por volta das 20h com mais uma vez, alagamento da avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas ficaram ilhadas, mas ninguém ficou ferido. 

De acordo com a Defesa Civil, por risco de transbordamento, a avenida Tereza Cristina precisou ser fechada por mais de três horas. Ela foi liberada na madrugada desta quinta (2). Também na madrugada, um barranco cedeu e ainda interdita a marginal do Anel Rodoviário, na altura do bairro Jardim Montanhês, na região Noroeste de Belo Horizonte, no sentido Rio de Janeiro. 

(Com Carolina Caetano)