Dengue

BH registra mais de 700 casos de dengue em 2020

Foram 220 novos casos da doença em apenas uma semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde

Por Letícia Fontes
Publicado em 13 de março de 2020 | 19:24
 
 

Belo Horizonte registrou 220 novos casos de dengue em uma semana. Até o momento, já são 704 casos da doença sendo que na semana passada eram 484 casos, o aumento foi de 45%. A regional com o maior número de casos é a Leste, com 230 confirmações, seguida pelas regionais Venda Nova (95) e Centro-Sul (76).

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (13), pela Secretaria Municipal de Saúde, outros 2.868 casos estão pendentes de resultados. Até agora, 973 casos já foram investigados e descartados.

Chikungunya

Neste ano, já foram notificados 12 casos de chikungunya na capital - três foram confirmados, um deles contraído em Belo Horizonte e dois em locais com origem indefinida. Nove outros casos estão sob investigação.

Zika

Em relação à zika, foram  notificados 17 casos da doença em Belo Horizonte. Deste total, nove casos foram descartados e oito permanecem em investigação.

Enfrentamento

Segundo a PBH, o município mantém durante todo o ano ações de vigilância e combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre elas, estão as vistorias em imóveis, realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias.

Nos dois primeiros meses deste ano, de acordo com prefeitura,  foram realizadas cerca de 500 mil vistorias em imóveis, onde foram repassadas orientações sobre as formas de combater o mosquito.

Na próxima semana, o grupo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde irá realizar diversas atividades com objetivo de formar multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.