Covid-19

Blitz oferece teste de coronavírus e avalia segurança dos motociclistas

Ação avalia 12 itens da moto e promove a instalação de antenas protetivas contra linhas de cerol de forma gratuita; campanha vai até o dia 15 de setembro

Por Bruno Menezes
Publicado em 13 de julho de 2020 | 13:18
 
 
Em ação da CDL-BH, motociclistas são testados para Covid-19 Foto: Uarlen Valério

O entregador de delivery Robson Rocha Fernandes, 32, foi parado em uma blitz diferente na manhã dessa segunda-feira (13), na avenida João Pinheiro, no bairro Boa Viagem, região centro-sul de Belo Horizonte. Ao invés da costumeira parada policial, tratava-se da blitz educativa promovida pela campanha Ande Seguro BH, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). A ação que está em sua oitava edição tem o objetivo de avaliar 12 itens de segurança das motos e conscientizar os donos.

“Olhou pneu, antena, refletor e outras coisas. Estava tudo certinho, só falaram do freio, porque preciso trocar o freio de trás porque a lona (de freio) está um pouco menor, mas o resto está tudo normal, graças a Deus”, conta Robson Rocha.

A novidade dessa edição da campanha é que nesse primeiro dia, até às 14h, também vão ser oferecidos 75 testes rápidos de coronavírus aos motociclistas. Assim que teve os itens de segurança da moto avaliados, Robson Rocha tratou de entrar na fila para fazer o teste.

“Eu vim aqui fazer o teste porque também tenho um filho pequeno. Então eu quero saber se eu estou ou não com o vírus, porque se tiver preciso evitar mais o contato com outras pessoas”, afirma Rocha.

O resultado do teste fica pronto em 15 minutos, mas as pessoas que não puderem esperar, recebem no email informado. 

Ação

Além da verificação de itens de segurança e realização de testes de Covid-19, também é feita a instalação de antenas preventivas contra linha de cerol, de forma gratuita. 

De acordo com o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, o público alvo da ação são os motociclistas, principalmente os de delivery, que estão fazendo mais entregas durante a pandemia de coronavírus. “Nesse ano a gente está dando um destaque diferenciado a esse profissional que está sendo fundamental nesse momento, para levar as mercadorias que as pessoas estão comprando com as lojas fechadas”, explico Marcelo de Souza.


A campanha desse ano consiste na formação de dez blitzen educativas como a de hoje. As vão ser montadas em dias específicos e em diferentes pontos da capital. 

“A expectativa é de que 2.000 motociclistas façam essa parada na ação e a gente consiga evitar em torno de 10% dos acidentes em Belo Horizonte. A ação vai ser realizada em vários pontos da cidade de julho a setembro, onde vamos ter essa mesma estrutura de orientação aos motociclistas”, pontua. 

A campanha vai até o dia 15 de setembro. Os horários e endereços das blitzen estão no site na CDL-BH (www.cdlbh.com.br )