Dia D

Cães e gatos são vacinados contra a raiva neste sábado em Belo Horizonte

A vacinação contra a doença vai imunizar cães e gatos, com mais de três meses de vida, em mais de 250 pontos espalhados por todas as regiões da capital

Por Camila Kiffer
Publicado em 16 de outubro de 2021 | 10:35
 
 
Campanha de vacinação contra raiva em Belo Horizonte vacina cães e gatos neste sábado (16) Foto: Videopress Produtora

O início deste sábado (16) em Belo Horizonte foi marcado pela grande movimentação de famílias nos postos de saúde da capital para a imunização de pets com a vacina antirrábica. 

No Centro de Saúde do bairro Santa Maria, localizado na região Oeste de Belo Horizonte, desde às 8h, quando foi iniciada a imunização, pais, crianças e pets compareceram ao local. 

Entre as famílias que estiveram ao posto está o socorrista do SAMU Eduardo Messias, de 50 anos, que levou a filha, de 12 anos, os dois cachorrinhos e os três gatos da família para serem imunizados. 

“Vacinamos todos pelo SUS. É muito importante valorizar esse trabalho que salva vidas. Fica a dica para as pessoas atualizarem o cartão dos filhos é imunizar os cães”, sugeriu. 

O motorista Aderaldo Cordeiro, de 41 anos, tutor do cão Zeus, da raça pastor alemão, também trouxe o amigo para receber a vacina antirrábica. "Agora, o cartão dele, que já estava atualizado, ficou completo. Todo ano eu venho com ele”, afirma. 

O subsecretario de Promoção e Vigência em Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, faz um apelo para que a população siga o exemplo de quem compareceu aos postos de saúde da capital desde o início da manhã. 

“Nossa intenção é vacinar 280 mil animais. Ao todo,  250 vão estar abertos para essa imunização”, explica o subsecretário.

Campanha de Vacinação Antirrábica 

A vacinação contra a raiva vai imunizar cães e gatos, com mais de três meses de vida, em mais de 250 pontos espalhados por todas as regiões de Belo Horizonte. 

A prefeitura faz um alerta para que manter a segurança durante a ação deste sábado. “Pedimos que as pessoas compareçam aos pontos de vacinação com os cães nas coleiras e os gatos nas caixas de transporte. É importante frisar isso para manter a integridade dos pets e das pessoas que estão se decolando para a vacinação”, lembra o subsecretário. 

Além dos cuidados com os animais de estimação, o cidadão também deve ficar atento para evitar as aglomerações nos postos de imunização e manter o distanciamento.

Vacinação na farmácia 

Além dos 250 postos da Prefeitura de Belo Horizonte para a vacinação de cães e gatos, as unidades da Drogaria Araujo também estão recebendo neste sábado animais de estimação para a campanha "Vacina contra a raiva”.

Em parceria com a PBH, a aplicação da vacina ocorre de forma gratuita.