A chuva inesperada em Belo Horizonte nesta sexta-feira (14 de julho) pegou alguns moradores de surpresa, principalmente pelo fato de julho ser historicamente um mês seco. A Defesa Civil informou, mais cedo, que a chuva até a manhã do sábado (15 de julho) pode ser quase quatro vezes maior que a média de 5,4mm dos últimos anos.

A resposta para a chuva é o ciclone extratropical que causou estragos no Sul do país e deixa parte do país em alerta por conta de vendavais. Segundo a Defesa Civil, a área de instabilidade que, em menos de dez horas avançou sobre a porção central e sul de Minas Gerais, provocou ventos de intensidade moderada a forte e contribuiu diretamente para a alteração nas condições atmosféricas em Belo Horizonte e região metropolitana.

O órgão explica que essa alteração está associada ao ciclone extratropical que atua no Atlântico Sul. A expectativa é de que as chuvas ocorram apenas nesta sexta-feira e sejam de intensidade fraca, por vezes moderada. Para o final de semana a tendência será de tempo nublado a parcialmente nublado.