Com as intensas chuvas da noite desse sábado (8) e também da madrugada de domingo (8), moradores de Belo Horizonte precisam estar atentos ao aparecimento de quaisquer sinais construtivos até a próxima quinta-feira (13), segundo alerta da Defesa Civil municipal.

O grande volume de precipitações provoca o encharcamento do solo que pode tornar mais instáveis determinadas construções. As principais ocorrências atreladas ao risco geológico são quedas de muro, escorregamentos de encostas e até desabamentos. 

23h47-O encharcamento do solo continua e pode ser potencializado com ocorrência de novas chuvas. Risco geológico com quedas de muro, deslizamentos e desabamentos, até a próxima quinta-feira(13). Redobre sua atenção! Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh pic.twitter.com/pbmGhs0uYn

— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) February 9, 2020

Uma série de precauções, listadas pelo órgão em sua conta no Twitter, precisam ser adotadas pelos moradores da cidade para evitar problemas geológicos. Além disso, a Defesa Civil de BH também aponta quais são os principais indícios de que algo está errado. 

Veja as recomendações:

- Coloque calha no telhado da sua casa;

- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água;

- Não jogue lixo ou entulho na encosta;

- Não despeje esgoto nos barrancos;

- Não faça queimadas;

Sinais de que acidentes geológicos podem acontecer:

- Trinca nas paredes;

- Água empoçando no quintal;

- Portas e janelas emperrando;

- Rachaduras no solo;

- Água minando da base do barranco;

- Inclinação de poste ou árvores.