Tributo

Com missa e músicas, Marília Mendonça é homenageada por fãs em Caratinga

Fãs da 'rainha da sofrência' fizeram uma série de homenagens à cantora neste sábado, quando marcou um ano da morte

Por Belkiss Chaves - Especial para OTempo
Publicado em 05 de novembro de 2022 | 22:16
 
 
Rosto da cantora foi projetado em um painel onde os fãs se reuniram Foto: Belkiss Chaves/ Divulgação

Às 17h30, horário em que completou exatamente um ano que o corpo da cantora Marília Mendonça era retirado do avião no qual se acidentou, os moradores de Caratinga iniciaram um tributo à cantora sertaneja na praça das Palmeiras. “Momento de saudades e muitas boas lembranças. Marília era amada pelo mundo sertanejo e por vários segmentos da música brasileira. E, após um ano de sua morte, voltamos à praça para homenageá-la”, afirmou o diretor de cultura da Prefeitura de Caratinga, Almério Filho, iniciando a cerimônia. 

Em 5 de novembro de 2021, Marília Medonça, morreu em um acidente aéreo quando chegava para realizar um show em Caratinga. Com ela estavam seu produtor Henrique Ribeiro e seu tio Abicieli Silveira Dias Filho, bem como o piloto Geraldo Medeiros e o copiloto Tarciso Viana.

A chuva que atingia a cidade nas últimas horas havia dado uma folga, permitindo que fãs e artistas pudessem prestar a homenagem. Assim, o espaço para o público rapidamente ficou lotado para assistir nove músicos da cidade apresentarem algumas das canções mais marcantes de Marília Mendonça. E puderam ouvir e cantar sucessos como “Infiel”, “Bebaça”, “Flor e Beija Flor” e “Estrelinha”.

Para a cantora Gabi Muniz, fazer parte deste momento é marcante para a carreira dela. “É uma honra cantar as músicas da Marília Mendonça. Ainda mais com todo o público cantando junto com a gente. E hoje, Caratinga homenageia nossa rainha da sofrência, que viverá para sempre em nossos corações”.

Nas roupas dos fãs emocionados, o rosto de Marília - e muita lembrança na memória. “O dia da morte da Marília foi o pior dia da minha vida. Chorei muito. Não tive tempo de vê-la cantar, era meu sonho. Ficou muita saudade, e eu a amo muito. Ela era muito especial. O que fica é saudade”, disse Joice Rodrigues da Silva Horta, que compareceu à homenagem. 

A cantora Lorena Soares contou aos fãs que, em 2018, adquiriu dois vestidos da cantora, de um bazar promovido pela Dona Rute, mãe da Marília, para arrecadar fundos para algumas instituições. “Já usei um dos vestidos em shows meus. Sou muito feliz por ter uma lembrança tão especial comigo! Mas, o que mais fica de Marília Mendonça, é a força do empoderamento em nós, mulheres. Ela me ajudou muito”, disse a cantora. 

Finalizando as homenagens, uma missa oficiada pelo padre Moacir, pároco da Catedral São João Batista. “Hoje, Caratinga homenageia um anjo que está no céu: Marília Mendonça e toda a sua equipe. Peçamos as bênçãos e a proteção de Deus”. Palavras que foram recebidas com uma longa salva de palmas, mais uma lembrança de Marília Mendonça, que deixou a cena quando vivia o auge de seu sucesso.