Você já imaginou adolescentes empolgados para irem à escola e, ainda por cima, estudando em tempo integral? Parece difícil de se imaginar, mas é assim que estão os alunos do Centro de Educação em Tempo Integral (CEI), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A escola é a primeira, na rede municipal de ensino, a ser em tempo integral na história da cidade. O CEI foi oficialmente inaugurado na manhã desta sexta-feira (06), pela prefeitura de Contagem, mas o espaço já está funcionando desde fevereiro deste ano. Ao todo, 1 600 estudantes passarão pela escola.
Rayana Samuel, de 11 anos, é um desses alunos. O estudante do 7º ano era só empolgação “a escola é muito boa. Aqui é muito grande e tem muitas coisas pra fazer… esporte, aula de dança, teatro... tem muita coisa aqui!”. Quem também era só elogios à escola é o aluno do 6º ano Gustavo Fonseca, de 12 anos “eu acho a escola muito boa, é muito grande e tem biblioteca, tem várias oficinas pra gente se distrair”, contou o aluno.
Para os pais, a inauguração se resumiu em alívio. A operadora de máquinas Rosilene dos Santos, de 42 anos, agora pode trabalhar despreocupada “pra mim é muito melhor escola integral porque eu trabalho, minha filha não fica sozinha mais”.
Apesar dessa vantagem, Rosilene e outras mães queixam de confusões que vêm acontecendo entre os alunos. Segundo elas, já aconteceram casos de brigas entre os jovens dentro da escola e até estudantes furtando material escolar de colegas. A reportagem do O Tempo entrou em contato com a prefeitura de Contagem para esclarecer essa questão, mas ainda não tivemos retorno.
Capacitação
Além das matérias obrigatórias prevista no currículo da rede municipal de ensino, os alunos do CEI terão acesso a 43 espaços de aprendizagem, como explica a secretária de Educação de Contagem, Sueli Baliza “nosso currículo prevê um atendimento da base nacional comum curricular, que são matérias obrigatórias, mas também oferecemos as matérias eletivas nesses espaços. Temos aulas de dança, teatro, gastronomia, robótica.. enfim, uma gama muito grande de possibilidades que os alunos terão para se prepararem pra vida.”
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, esteve na inauguração do que ele acredita ser um marco na história da cidade “a gente inaugura um novo tempo na educação de Contagem. Os funcionários da educação que vão trabalhar aqui vão poder ofertar pras crianças e jovens que passarem por aqui, uma educação de qualidade muito superior. A educação pública pode e deve ter qualidade”, concluiu o prefeito.