As 21 unidades de conservação ambiental mineiras gerenciadas pelo Estado estão fechadas para receber visitantes a partir desta quarta-feira (18). O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicou uma portaria no Diário Oficial de Minas Gerais determinando o fechamento dos parques por 30 dias como medida de contenção à epidemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o diretor-geral do órgão, Antônio Malard, a medida já vinha sendo analisada e o fechamento dos parques foi decidido nessa terça-feira (17) em conjunto com o Comitê criado pelo executivo estadual. Os 30 dias determinados nesse primeiro momento são prorrogáveis e, conforme Malard, os próximos passos serão definidos com base nas alterações no cenário.

“Os principais parques são os do Ibitipoca, que fica em Lima Duarte [Zona da Mata], e a Rota Peter Lund, que inclui as grutas da Lapinha, de Maquiné e Capitão do Mato”, detalhou o diretor. Juntos, esses parques recebem até 180 mil visitantes por ano.

Apesar do fechamento para visitas, a manutenção das unidades de conservação continua. “Boa parte dos funcionários continuarão exercendo suas atividades para que, quando forem reabertos, os parques estejam em boas condições”, afirmou Malard.

A falta de visitantes vai diminuir as despesas do Estado com os parques. Por outro lado, o IEF também deixará de arrecadar o recurso vindo dos ingressos cobrados de visitantes.

Conforme o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nessa terça-feira, 14 casos de infecção por coronavírus já estão confirmados em Minas. Até o momento, 692 casos permanecem em investigação e 88 foram descartados.