Um intervalo curto de apenas 24 horas entre a manhã dessa quinta-feira (30) e esta sexta-feira (1º) bastou para que mais seis mortes causadas pelo coronavírus fossem acrescentadas ao balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com essas notificações, o número de óbitos em decorrência da doença subiu para 88 em Minas Gerais, sendo duas dezenas delas ocorridas apenas em Belo Horizonte.

Aliás, das seis confirmadas pelo Estado nesta sexta-feira, três são justamente de moradores da capital mineira, uma no dia 25 de abril – uma mulher de 74 anos – e as outras na quarta-feira (29) – dois homens, com 68 e 85 anos. A quantidade de mortes pode mais que dobrar nos próximos dias em Minas Gerais, caso os 80 óbitos que ainda são investigados pela Saúde testem positivo para coronavírus.

O número de pessoas infectadas com sintomas e diagnóstico de Covid-19 também continua aumentando em todas as regiões do Estado. Se na quinta-feira eram 1.827 casos testados e confirmados para a doença, nesta sexta já são 1.935. São 108 casos a mais em apenas 24 horas – isso quer dizer que aproximadamente entre quatro ou cinco pessoas por hora entraram para a lista da Secretaria de Estado de Saúde com confirmação de coronavírus no período de um dia. 

Mortes

Belo Horizonte continua liderando como a cidade com maior número de pessoas com a infecção em todo o Estado, como também tem a quantidade mais elevada de óbitos ocorridos em decorrência da Covid-19. Segundo o relatório da SES-MG, são 590 pacientes em BH. Vinte outras pessoas contaminadas, moradoras da capital mineira, não resistiram e morreram entre 29 de março e 29 de abril.

O segundo município com maior número de óbitos pelo coronavírus é Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com oito. Entretanto, a cidade não tem novas mortes há uma semana. Em terceiro lugar aparece Juiz de Fora, na Zona da Mata, que já perdeu seis mineiros para a doença. A morte mais recente no município aconteceu em 19 de abril, mas só aparece no balanço desta sexta-feira (1º).

O relatório do órgão de saúde estadual também confirmou mortes de pessoas residentes em Uberaba e Planura, no Triângulo Mineiro.