O município de Vespasiano não ocupa mais o lugar de única cidade de Minas Gerais com mais de 100 mil habitantes e sem casos de coronavírus. Até terça-feira (12), Vespasiano não possuía sequer um morador infectado com a Covid-19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Transcorridos dois dias o número subiu e, nesta quinta-feira (14), já são dois casos na cidade, ambos confirmados pelo relatório do Estado publicado no período da manhã. Apesar do número apontar para um quadro de aparente tranquilidade, 733 casos são suspeitos no município, segundo documento da própria prefeitura de Vespasiano.

Antes do aparecimento desses casos, Vespasiano era uma das duas únicas cidades no Brasil que, com mais de 100 mil habitantes, ainda não tinham confirmado casos da doença – segundo um levantamento do UOL, publicado em 2 de maio, a partir de dados do Ministério da Saúde. O dado chama atenção, uma vez que em Minas Gerais o primeiro caso apareceu há mais de dois meses, em 8 de março na cidade de Divinópolis, na região Centro-Oeste.

As duas pessoas contaminadas em Vespasiano são mulheres, moradoras dos bairros Vila Esportiva e Novo Horizonte. Uma delas atua na área de saúde, em Belo Horizonte, e como parte de seu trabalho pode ter tido contato direto com casos clínicos de coronavírus. Ambas as pacientes são monitoradas por médicos através de ligações telefônicas.

Na tarde dessa quarta-feira (13), a prefeita Ilce Alves Rocha Perdigão foi às redes sociais para comentar as confirmações dos primeiros casos de coronavírus em Vespasiano. Uma das grandes preocupações da gestão, segundo ela, era o elevado número de casos nos municípios próximos – Belo Horizonte, por exemplo, concentra mais de 1.000 moradores diagnosticados com a infecção. Ela aproveitou o espaço para apelar à população de Vespasiano que permaneça em casa e não se esqueça da importância da máscara. 

“Nós nos preparamos para isso, e de agora em diante ficaremos ainda mais vigilantes. Uso da máscara, por favor, eu tenho pedido tanto. Tem pessoas que estão brincando com coisa séria, pessoas saindo de casa e são do grupo de risco, nós falamos e as pessoas não levam a sério. Nós temos alertado. Vamos triplicar nossa fiscalização”, alertou Perdigão.

A Prefeitura Municipal de Vespasiano informou, através de seu próprio site, que medidas são adotadas desde o mês de março para garantir a segurança de seus mais de 130 mil habitantes. As aulas das redes municipal, estadual e particular estão suspensas seguindo orientações do governo de Minas Gerais.

Atividades em espaços públicos também estão suspensas por tempo indeterminado. Ainda de acordo com o município, Vespasiano está preparada para atender casos de baixa e média complexidade hospitalar de Covid-19. São 49 leitos no Hospital de Vespasiano e sete na UPA – o número de respiradores é baixo, são sete também.