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Disque 100 já recebeu 38 ligações relativas à tragédia de Brumadinho

Proposta é que o serviço funcione como um canal especial para que pessoas atingidas pela possam fazer denúncias ou solicitar ajuda na busca por vítimas

Por Agência Brasil
Publicado em 28 de janeiro de 2019 | 11:35
 
 
Rio Paraopeba foi destruído pela lama Foto: Douglas Magno/AFP

A central do Disque 100, disponibilizada para atender a denúncias e informações relativas à tragédia de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte recebeu, no seu primeiro dia de operação, 38 ligações. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), até as 14h deste domingo (27), 32 pessoas utilizaram o canal para comunicar desaparecimentos; três entraram em contato para informar sobre o paradeiro de vítimas; dois telefonemas trataram de violações de direitos e um terceiro da possibilidade de haver um novo rompimento de barragem na região.

Em quatro das ligações foram registradas reclamações contra a Vale, mineradora responsável pela barragem construída na região, que se rompeu na tarde da última sexta-feira (25).

O ministério informou que outras quatro pessoas procuraram o Disque 180, normalmente utilizado para receber denúncias de violência contra a mulher, e que agora também trabalha no registro de informações sobre o acidente. Todas as mensagens foram encaminhadas às autoridades do governo de Minas Gerais.

Em nota, a ministra Damares Alves defendeu a importância do canal, argumentando que "qualquer informação neste momento é preciosa e pode salvar vidas".

Centrais telefônicas

O Disque 100, administrado pelo Ministério da Mulher, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.