Um cadeirante está preso dentro de um ônibus da linha 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória), em Belo Horizonte, desde aproximadamente às 10h30. Relatos dão conta de que o elevador do veículo estragou, impossibilitando o homem de sair do local.
O ônibus está parado há mais de três horas no bairro Jardim Vitória, na região Nordeste de Belo Horizonte. Passageiros não conseguem retirar o cadeirante do veículo pelos braços e aguardam ajuda.
Resposta da Prefeitura de BH
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que “lamenta profundamente o incidente ocorrido". "Assim que foram acionadas, as equipes da BHTRANS e Sumob foram ao local e lá permaneceram até o desembarque do usuário", informou.
"O veículo foi autuado por estar com o elevador travado (em más condições comprometendo a segurança) e a Autorização de Tráfego do ônibus foi recolhida, e ele só pode voltar a operar quando o problema for sanado", prosseguiu.
"A Sumob e a BHTRANS realizam contatos diários com os consórcios operadores com o objetivo de estabelecer correções e ajustes para melhorias na prestação do serviço à população. Com a Lei 11.458/23 e o Decreto 18.370/23 foram estabelecidos critérios de qualidade e confiabilidade do sistema. Se os critérios não são atendidos para cada viagem, não há o pagamento da remuneração complementar às concessionárias", acrescentou.
"É importante que os usuários registrem essas reclamações por meio do aplicativo PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. É fundamental que o usuário informe o número do veículo, data e horário, pois esses dados auxiliam no direcionamento das equipes de fiscalização", completou.
Posicionamento do SetraBH
Em nota, o SetraBH lamentou o incidente, afirmou que foi oferecido o desembarque de forma auxiliada, mas que o passageiro se recusou. Leia posionamento completo
O SetraBH lamenta o incidente com os clientes da linha 814 e informa que o veículo sofreu uma pane na plataforma elevatória depois do embarque do passageiro PNE. Sendo assim, precisou ser trocado por um carro reserva. Os passageiros foram conduzidos ao outro veículo para seguirem viagem em segurança.
Durante a transferência, foi oferecido ao passageiro PNE o seu desembarque de forma “auxiliada”, já que o elevador do ônibus havia travado. Entretanto, o passageiro PCc (“pessoa com deficiência”) se recusou ao desembarque com a ajuda de funcionários da empresa e disse que só sairia do veículo após a chegada da imprensa para o registro da ocorrência.
Mecânicos e técnicos da empresa foram encaminhados ao local para consertar o equipamento, mas foram impedidos pelo acompanhante do passageiro PcD que se sentou na plataforma elevatória. Depois de muito diálogo, o equipamento foi consertado e o passageiro PcD foi conduzido em segurança para fora do veículo.
A empresa ofereceu o transporte do cliente até a sua residência, mas ele negou o auxílio.