Fugindo da crise

Em busca de um sonho, 45 refugiados da Venezuela desembarcam em BH

Outros 37 venezuelanos desembarcam na capital em fevereiro e todos conseguiram emprego

Qui, 13/06/19 - 19h46
Às 11h de domingo, será celebrada uma missa de boas-vindas para eles, na Igreja da Boa Viagem

Minas Gerais recebeu 45 refugiados da Venezuela na noite desta quinta-feira (13). Eles desembarcaram no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, fugindo da crise e da miséria que assolam o país de origem.

Os venezuelanos haviam embarcado pela manhã, em Boa Vista (RR), em um avião da Força Aérea Brasileira.

O grupo faz parte do projeto “Acolhe, Minas”, coordenado pelo Serviço Jesuíta a Migrantes Refugiados (SJMR), que tem apoio do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) e da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Do toral de venezuelanos, 20 serão abrigados na Casa do Migrante da Arquidiocese de Belo Horizonte, que fica ao lado da Igreja da Boa Viagem, na região Centro-Sul da capital mineira. Os demais vão para outras dioceses do interior de Minas.

Assim que chegaram na capital, os refugiados participaram de um jantar na base da FAB, que fica próxima ao aeroporto. Após o jantar, eles foram acomodados na Casa do Imigrante.

Missa

Às 11h deste domingo (16), será celebrada uma missa de boas-vindas para os refugiados, na Igreja da Boa Viagem. Outros estrangeiros acolhidos pela arquidiocese, entre eles haitianos e sírios, também vão participar da celebração. As preces serão feitas no idioma de cada país de origem das pessoas.

Por volta das 9h30, haverá uma conferência sobre migração. Barraquinhas vão vender comidas típicas preparadas pelos refugiados que já vivem em Belo Horizonte.

Trabalho

Em 15 de fevereiro deste ano, 37 venezuelanos desembarcam em Belo Horizonte, também em um avião da FAB. Eles foram encaminhados para programas de inclusão no mercado de trabalho.

"Praticamente, todos que chegaram em fevereiro conseguiram trabalho no interior de Minas e hoje já conquistaram a autonomia financeira”, informou a arquidiocese, que, em função disso, trouxe o segundo grupo.


 

Podcasts Relacionados

(3) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Alair J Souza 11:25 PM Jun 13, 2019
Cheio de desempregados aqui e eles arrumam emprego para venezuelanos.
7
Denunciar

Ary Martins 9:26 PM Jun 13, 2019
A Campanha devia ser "DEPUTADOS E VEREADORES DO PCDOB , PSOL, PT ACOLHAM UM VENEZUELANO, LEVE UM VENEZUELANO PARA CASA, AFINAL FOI O AMIGO DELE QUE FIZERAM ISSO/
6
Denunciar

Maria Silva 8:07 PM Jun 13, 2019
Fugindo da crise vieram parar em MG? Piada pronta kkkkkkk
5
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Fique atento
Fatalidade
Previsão do tempo
Cemitério da Paz
Ladainha
Resgate
Minas Gerais
Conteúdo ofensivo
Segurança pública
Arte mediúnica