Personalidade

Fundador do Biocor, médico Mario Osvaldo Vrandecic morre aos 76 anos

Cirurgião cardiovascular e torácico, ele se formou na UFMG em 1965 e lecionou na mesma instituição por mais de 30 anos

Qua, 11/09/19 - 15h21
Mario Osvaldo Vrandecic Peredo | Foto: Biocor/Divulgação

O diretor-presidente do Biocor Instituto, Mario Osvaldo Vrandecic Peredo, de 76 anos, morreu nesta quarta-feira (11), em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A assessoria de comunicação do hospital não vai divulgar as causas da morte.

Em 1985, doutor Vrandecic fundou o Biocor, que é um hospital geral de alta complexidade e um centro de excelência em pesquisa e ensino, situado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Cirurgião cardiovascular e torácico, Mario Vrandecic se formou na UFMG, em 1965 e foi professor na Faculdade de Medicina da mesma instituição por 32 anos. É autor de várias publicações sobre cirurgia divulgadas no Brasil e no exterior e ganhou vários prêmios – neste ano, ele recebeu, em São Paulo, o prêmio 100 Mais Influentes da Saúde 2019 como uma das pessoas mais importantes do setor. O prêmio é conhecido como "Oscar da saúde".

Mario Osvaldo Vrandecic Peredo nasceu em Cochabamba, na Bolívia em 8 de dezembro de 1942. Sua mãe, Alcira Peredo, era boliviana, e seu pai, Juan Vrandecic, era croata.

O médico deixou dois filhos, também médicos cardiologistas. O velório será a partir de 19h30 desta quarta-feira (11), no Funeral House, na avenida Afonso Pena. 

Leia a nota do hospital sobre a morte:

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do Dr. Mario Vrandecic, presidente e fundador do Biocor Instituto, hoje pela manhã, em Nova Lima (MG).

Esposo, pai, médico, professor, amigo e autor de uma obra singular, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.

A família agradece toda a solidariedade recebida e com fé em Deus e, em sua homenagem, seguirão seu exemplo buscando sempre, fazer mais e melhor, tendo a vida como maior valor.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.