O gorila Sawidi, do zoológico de Belo Horizonte, completa 8 anos nesta sexta-feira (8). O aniversário dele foi comemorado com um bolo específico para primatas e recheado com frutas e verduras para toda a família de gorilas. Dentre os ingredientes do bolo estão banana, maçã e manga, que são as preferidas do gorila.

Quem visitou o zoológico pela manhã pode acompanhar a festinha. No período da tarde até 16h vai ocorrer o “Encontro com Sawidi”. “A proposta é apresentar os gorilas do plantel, o Programa de Bem-estar Animal desenvolvido e a importância dos zoológicos na conservação das espécies. Além disso, chamar a atenção para as principais ameaças enfrentadas pelos gorilas na natureza. Em um determinado momento da atividade, o tratador oferta parte da dieta desses animais na área externa do recinto, possibilitando os animais forragearem, ou seja, procurarem o seu alimento”, escreveu a prefeitura da capital. 

Sawidi é o primogênito da família e seu nome tem origem indígena e significa “amado”. “A escolha do nome de origem indígena foi pelo fato de ser o primeiro filhote de gorilas nascido na América do Sul”,  informou a prefeitura. 

Há sete gorilas no zoológico da capital. Eles são originários da floresta africana e estão criticamente em perigo. “O grupo foi formado a partir de 2013 e, além de Sawidi, conta com os filhotes Jahari, Ayo e Anaya, além de três indivíduos adultos, sendo um macho dominante (silverback), Leon, e duas fêmeas, Imbi e Lou Lou. Sawidi e Anaya são filhos da gorila Lou Lou; e Jahari e Ayo, de Imbi”, conclui a prefeitura.