Balanço

Guarda fez 18 mil autuações para fechar lojas por desrespeito a regras

Dados dos últimos quatro meses revelam que 72 alvarás foram recolhidos por estarem em desacordo com as regras determinadas pela Prefeitura de Belo Horizonte

Por Rômulo Almeida
Publicado em 03 de agosto de 2020 | 17:11
 
 
Operacao_GuardaMunicipal (1)jpeg Foto: Guarda Municipal/ Divulgação

Responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas de contenção da Covid-19 em Belo Horizonte, a Guarda Municipal (GM) empenhou seu efetivo nessa atribuição desde 20 de março, quando decretos relacionados à pandemia começaram a valer na capital. A partir dessa data até segunda-feira (3), a corporação realizou milhares de abordagens, fechou e recolheu alvarás de estabelecimentos que descumpriram as regras de prevenção da doença.

Durante esse período, a GM fez 41.117 abordagens a indivíduos e estabelecimentos, sendo que foram feitas 18.114 autuações para fechar empresas por desrespeito às determinações da Prefeitura de Belo Horizonte. E 72 alvarás foram recolhidos. Essas informações foram repassadas pela assessoria da guarda.

Segundo a corporação, o cumprimento das novas regras continua sendo fiscalizado pelos 2.064 agentes nas ruas, dividido em turnos, também para atender às denúncias de descumprimento das regras. Essas denúncias podem ser feitas pelo número 156 e pelo site da prefeitura.