O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) sancionou a lei que determina o Dia da Cultura Gospel em Belo Horizonte. A data será celebrada todo primeiro sábado do mês de novembro. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (11/7), data em que entra em vigor.

De acordo com o texto, o dia "será dedicado à celebração das manifestações artísticas gospel, com o intuito de valorizar e reconhecer essas expressões culturais como componentes do patrimônio cultural mineiro". A medida está de acordo com a Lei Federal nº 12.590, de 9 de janeiro de 2012, que possibilita incentivo à música gospel e a projetos culturais por meio da Lei Rouanet.

+ Do gospel ao rap: a pluralidade do Carnaval de rua em Belo Horizonte

A data municipal, segundo o texto publicado no DOM, tem o objetivo de "promover projetos culturais anuais, como shows de música gospel, festivais de dança, teatro gospel e exposições de artes visuais que celebrem as manifestações artísticas da igreja cristã".

O texto aponta ainda que a medida busca estimular a "participação da comunidade cristã" em atividades culturais que promovam a diversidade e o respeito às manifestações artísticas.