O hotel Othon Palace, atingido por um incêndio na manhã desta sexta-feira (24), está sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que certifica que a edificação possui condições de segurança contra incêndio. "O documento ainda estava em fase de regularização", informou o tenente Hebert Durães, do Corpo de Bombeiros. Segundo o representante da corporação, o documento era necessário mesmo com o hotel fechado.
"As equipes que estavam no local e faziam a manutenção para a adequação do sistema de combate ao incêndio ", completou o tenente. Durante o serviço de manutenção feito na manhã desta sexta-feira, houve uma explosão no painel elétrico, e um trabalhador de 41 anos ficou ferido no rosto e no braço esquerdo. Ele foi socorrido com queimaduras de segundo grau para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.
"As chamas tiveram início no terceiro andar, e o prédio foi totalmente tomado pela fumaça. No 17° andar, encontramos mais um foco de incêndio, que demandou um trabalho ainda maior das equipes. Esse incêndio se propagou pela central de distribuição elétrica até o 20° andar", detalhou o tenente.
Vinte militares e quatro viaturas foram mobilizadas para combater o fogo. Os homens faziam o uso de máscaras e revezavam para entrar no prédio. O trabalho teve início no final da manhã se estendeu durante toda a tarde.
"Tinha muito material combustível em todo o prédio. Carpete, colchões, mobiliário em geral. A carga de incêndio era bastante elevada", informou o tenente. Segundo Durães, o fogo não comprometeu edifícios vizinhos. Após o rescaldo, a estrutura do Othon Palace será avaliada.
A Polícia Civil informou, por meio de nota, que também esteve no local e vai investigar o ocorrido. Veja a nota completa da corporação:
"A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), assim que acionada, nesta manhã (24/2), deslocou equipe da perícia oficial ao local do fato, para realizar os primeiros levantamentos e a coleta de vestígios que irão subsidiar a investigação. As circunstâncias e a causa do incêndio seguem sendo apuradas".
Posicionamento
Em nota, o Othon Palace destacou que o prédio estava fechado desde 2017. "O grupo que é o atual proprietário fez a aquisição recentemente do imóvel via leilão e entrou com o pedido de regularização assim que efetivou a compra. Ela está seguindo o trâmite normal dentro do Corpo de Bombeiros. As manutenções que estão ocorrendo no prédio seguem inclusive as orientações e as solicitações do Corpo de Bombeiros visando o processo de obtenção do auto de vistoria do prédio", afirmou.