tratamento

Intervenção de artista dá cara nova à ala pediátrica de hospital

A ação faz parte de projeto, desenvolvido pelo Hospital Governador Israel Pinheiro (Hgip) do Ipsemg, para melhorar a convivência nos espaços internos, dando um clima mais humanizado e agradável

Por Isabela Meireles
Publicado em 15 de outubro de 2015 | 17:24
 
 
A intervenção aconteceu nesta quinta-feira (15) na ala pediátrica do Hospital Governador Israel Pinheiro (Hgip), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) FERNANDA CARVALHO / O TEMPO

Muitas cores e desenhos alegres são as soluções encontradas pela artista Maria Raquel Alves Couto Ramiro para ajudar no tratamento das crianças internadas nos 34 leitos da ala pediátrica do Hospital Governador Israel Pinheiro (Hgip), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Já acostumada a fazer suas pinturas em formato de cupcakes em muros da cidade, Maria Raquel ou como também é conhecida “Raquel Bolinho”, afirma que na ação desta quinta-feira (15) já foi possível perceber a reação positiva das crianças. “ Fiquei super feliz, porque a resposta foi melhor do que eu esperava. Quem passava pela gente, sendo criança, visitante ou funcionário, e via as pinturas, já fazia um comentário legal. Mais do que colocar cores nas paredes, nosso objetivo também tornar aquele espaço mais alegre, para que as pessoas possam distrair seus pensamentos”, conta Maria Raquel.

Nas imagens, a artista usou seus "bolinhos" com algumas adaptações, como braço quebrado, cadeira de rodas, perna enfaixada. "O principal é a identificação da criança. É importante para a gente que ela veja os desenhos e se sintam representados ali e com isso possam dar um sorriso", explica a artista. 

A intervenção aconteceu nesta quinta-feira (15) e faz parte de um projeto, desenvolvido pelo Hospital, que tem o objetivo de tornar o ambiente interno mais acolhedor e agradável para funcionários e pacientes. 

“A gente quer promover um espaço mais alegre, humanizado, que ajude no reestabelecimento das pessoas internadas. Com essa ação, acreditamos que a mudança na estrutura física também poderá interferir positivamente no tratamento das crianças”, afirma a diretora de saúde, Susana Maria Moreira Rates.

Ainda de acordo com Rates, além da ala pediátrica, ações parecidas em outros espaços do Hospital também estão previstas para acontecer em breve. “O Pronto-Socorro deve ser o próximo local. Mas, lá vai demandar uma adequação do espaço físico. Outros setores que devem passar pelo mesmo processo são as clínicas médicas. Estamos definindo melhor, junto com os trabalhadores, o que será feito”, argumenta a diretora. 

O projeto do  Hospital Governador Israel Pinheiro (Hgip), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) é aberto para qualquer pessoa interessada em desempenhar atividades artísticas nos espaços internos do hospital. Os interessados podem entrar em contato com a gerência de comunicação do Hgip. 

Estrutura

Com 34 leitos, a ala pediátrica tem 16 médicos que  atendem diferentes casos de urgência e emergência. Os pacientes são de neo-natal até 18 anos.

Ao todo, o Hospital Governador Israel Pinheiro (Hgip) tem 390 leitos, três alas, sendo que uma está em reforma.  Os casos atendidos de internação adulto e pediátrico, CTI Adulto, Centro Neonatal e Pediátrico (CTI Pediátrico e Berçário), Bloco Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unidade de Quimioterapia, Unidade de Tratamento de Hemodiálise, Serviço Médico de Urgência - SMU 24 horas por dia, além de Laboratório de Análises Clínicas, Diagnóstico por Imagem, Agência Transfusional, Endoscopia, Clínica de Exames Cardiológicos, dentre outros.