Prêmio Bom Exemplo

Jurados selecionam finalistas de 2019 na categoria Cidadania

Os cinco indicados para o prêmio só serão conhecidos no dia 6 de maio

Por Raquel Penaforte
Publicado em 02 de abril de 2019 | 03:00
 
 
Representantes do governo, de instituições e de empresas participaram da seleção das iniciativas Foto: João Lêus

Os finalistas do Prêmio Bom Exemplo 2019 foram selecionados nesta segunda-feira (1) pelo corpo de jurados, mas os cinco escolhidos, que vão disputar o troféu na categoria cidadania, só serão conhecidos pelo público no próximo mês. Mais de 200 ações cidadãs e solidárias realizadas na região metropolitana de Belo Horizonte foram inscritas neste ano no concurso.

O prêmio, que já está sua décima edição, é uma parceria entre o jornal O TEMPO, a TV Globo, a Fundação Dom Cabral e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O concurso também premia em outras sete categorias e reconhece uma personalidade do ano. Neste ano, o júri indicou o cantor Milton Nascimento, que está em turnê comemorativa pelo Brasil relembrando os principais sucessos do Clube da Esquina.

Vencedores

Os selecionados nas demais categorias de 2019, escolhidos pelo corpo de jurados, são o professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida, na categoria ciência; Ângelo Oswaldo, em cultura; projeto Educafro, na categoria educação; projeto Bom na Bola, Bom na Vida, na categoria esporte; ONG Waita – Instituto de Pesquisa e Conservação, em Meio Ambiente; Guilherme Enrich, sócio-fundador da FIR Capital, na categoria inovação; e Eugênio Mattar, presidente da Localiza, em economia e desenvolvimento de Minas.

A vice-presidente da Sempre Editora – empresa que faz indicação na categoria esporte –, Marina Medioli, conta o que é levado em consideração na hora de selecionar os finalistas. “Tivemos mais de 200 inscrições neste ano. Avaliamos as que geram maior impacto social, o que elas têm de diferencial e também quantas pessoas são afetadas”, afirma a empresária, que compõe o corpo de jurados.

O júri também é composto pelos seguintes órgãos e empresas: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig); Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Fundação Nacional de Arte; as secretarias de Estado de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Educação, de Esportes, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; a Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em Minas; a Universidade Federal de Minas Gerais; e a PUC Minas.

A cada dia, uma história será contada

Os cinco finalistas indicados ao Prêmio Bom Exemplo 2019 serão conhecidos pelo público a partir de 6 de maio. Entre os dias 7 e 11 do próximo mês, o jornal O TEMPO contará a história de cada um deles, mostrando como as ações participantes contribuem para uma sociedade mais justa e solidária.

A votação popular que vai definir o vencedor, cujo prêmio será o troféu Bom Exemplo 2019, vai ocorrer entre os dias 11 e 26 de maio, pelo endereço virtual.

A cerimônia de revelação do grande vencedor do prêmio Bom Exemplo 2019 na categoria cidadania e das demais premiações, os quais já são conhecidos pelo público, vai ser realizada no dia 28 de maio.

“Conseguir chegar a um consenso das cinco iniciativas que vão concorrer ao prêmio é um desafio fantástico.”

Marina Medioli

Vice-presidente da Sempre Editora