Transporte público

Kalil regulamenta Sumob, que substituirá BHTrans em até 15 anos

Prefeitura de BH publicou documento com detalhes sobre a estrutura administrativa e funcionamento da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob)

Sáb, 15/01/22 - 09h12
Vários ônibus lotados circulam em BH | Foto: Alex de Jesus

Ouça a notícia

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, neste sábado (15), o decreto que regulamenta a criação da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob), autarquia que substituirá a BHTrans. A lei que criou o órgão foi sancionada há quase três meses pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) e prevê a extinção da BHTrans em até 15 anos. 

O documento, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), determina que a superintendência será implementada gradualmente e assumirá, aos poucos, os papéis da BHTrans. O texto não cita, porém, a data para o início da substituição. Por meio de nota, a prefeitura explica que estão sendo estabelecidos os procedimentos prévios necessários para a constituição e o funcionamento da autarquia. Na gestão do transporte público da capital, a Sumob será responsável pela política tarifária dos ônibus e pela fiscalização do trânsito, por exemplo. 

A Sumob será composta por um conselho fiscal, um gabinete, uma assessoria jurídica e terá uma diretoria de administração de finanças. O conselho fiscal terá cinco membros, indicados pelo prefeito, e será responsável pelos balanços de receita e despesa, por exemplo.

O gabinete se responsabilizará pela articulação política do órgão e prestará assessoria ao superintendente nas coordenação do trânsito. A assessoria jurídica cuidará da relação da Sumob com a Procuradoria-Geral do Município e outros detalhes legais e a diretoria de administração e finanças, por fim, fará o controle de despesas do órgão. 

Entenda

A Sumob foi criada a partir de um Projeto de Lei em meio à CPI da BHTrans, instaurada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em 2021 para apurar possíveis irregularidades no transporte coletivo da cidade. A nova autarquia ficará sob o guarda-chuva da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e terá autonomia orçamentária, financeira, técnica, funcional, administrativa e poder de polícia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.