Mais de 1.200 pessoas foram retiradas de suas casas nos últimos trinta dias devido ao rompimento ou risco da estabilidade de barragens em Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, o maior número de desabrigados foi em Barão de Cocais, na região Central do Estado, com 450 pessoas desalojadas. Em seguida, Macacos, na região metropolitana, com 315 pessoas evacuadas e Itatiaiuçu com 206 pessoas. Em Brumadinho, 185 pessoas seguem fora de sua casas e em Nova Lima são 70 pessoas desalojadas. 

Segundo o Capitão de Desastres da Defesa Civil Estadual, Júnior Silvano, na última semana o órgão emitiu situação de calamidade em Brumadinho. Nas próximas semanas, a Caixa Econômica Federal deverá liberar o FGTS aos atingidos de Brumadinho. 

Trânsito

Nesta segunda-feira (25) será liberado um acesso alternativo na rodovia Alberto Flores, na MG 040. Uma ponte prevista para ser entregue nesta sexta-feira (1º) teve que ser adiada devido às chuvas na região. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o acesso poderá facilitar o trajeto de cerca de 40 comunidades de Brumadinho e região que tiveram o trajeto prejudicado devido ao rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão. “Irá facilitar em no mínimo uma hora o trajeto setas pessoas, não será necessário passar dentro da Mina”, explicou o Capitão de Desastres da Defesa Civil, Júnior Silvano.