A Defesa Civil de Belo Horizonte fez um alerta nesta segunda-feira (29) sobre a possibilidade de baixas temperaturas na capital mineira. O comunicado é válido até sexta-feira (02) e detalha que a mínima nos próximos dias pode chegar a 10ºC.

O motivo de tanto frio é a chegada de uma massa de ar frio de origem polar. De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente começou a avançar pelo Brasil no domingo, e chegou à região nesta segunda-feira. A previsão indica que o frio deverá se acentuar a partir de terça-feira.

No alerta feito pela Defesa Civil de Belo Horizonte, a recomendação é que a população se hidrate, mantenha a circulação de ar em escritórios de outros locais fechados. Além disso, o alerta também recomenda o uso de agasalhos e a restrição de banhos muito quentes, que podem aumentar o ressecamento da pele.

Nesta segunda-feira, a sensação térmica em Belo Horizonte chegou a 1.4ºC na madrugada. A mínima foi de 15,3ºC. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação Cercadinho, na região Oeste da capital. 

Não basta só o frio

Além do frio, Belo Horizonte também tem sido palco de fortes ventanias, que ajudam a diminuir a sensação térmica. Nesta segunda-feira, de acordo com o Inmet, Belo Horizonte foi a terceira cidade do país com as maiores rajadas de vento. Na capital, foram captadas ventanias que atingiram 22,0 km/h. O recorde do dia foi registrado na cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, com rajadas que chegaram a 27,9 km/h.