Um menino de 9 anos está internado em Belo Horizonte com suspeita de dengue hemorrágica. O estado de saúde dele é grave.

Conforme a assessoria da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o paciente deu entrada no Hospital Infantil João Paulo II, na área hospitalar, na tarde desse sábado (16). Ele foi trazido pelo helicóptero dos bombeiros do Hospital Municipal de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Ainda de acordo com a Fhemig, a criança tinha uma vaga reservada no CTI da unidade da capital, onde segue internada em estado grave e estável. "O quadro é de febre hemorrágica, que é um dos sintomas da dengue, mas só com a sorologia é que a suspeita poderá ser confirmada", disse a assessoria. O resultado do exame deve ficar pronto ainda nesta semana.

O garoto começou a apresentar os primeiros sintomas no último dia 10, data do seu aniversário. Além de tossir muito e reclamar bastante de dor de cabeça e dores no abdome, a mãe disse que ele estava com febre muita alta e com manchas avermelhadas debaixo do pescoço dele. “Por isso, resolvi procurar ajuda médica”, contou Luzia Ferreira de Freitas. Na terça-feira, 12, o menor foi atendido em um posto de saúde em Periquito, contudo, o primeiro diagnóstico teria sido o de que ele estava com com alergia por causa do calor.

“O médico apenas receitou Amoxicilina e Dipirona, depois, o liberou. No outro dia, quando fui dar banho nele, seu corpo estava todo manchado. Corri com ele para o hospital de Governador Valadares”, explicou a mãe.

SES

Em 2015, 32.323 casos de dengue foram confirmados em Minas Gerais, segundo boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em todo Estado, 17 pessoas já morreram em decorrência da doença, uma delas em Belo Horizonte.

BH

A Secretaria Municipal de Saúde também divulgou um balanço na última sexta-feira (15), que aponta a ocorrência de 2.702 casos na capital. A regional com maior número de casos é a do Barreiro, com 667 confirmações, seguida pelas regionais Noroeste (502) e Norte (432).

Na tentativa de combater a infestação, a PBH informa que tem realizado mutirões. Até o momento foram 59 em BH. Durante essas atividades foram recolhidas 134 toneladas de materiais e 366 pneus pela cidade.

Chikungunya

O relatório também confirma casos de Febre Chikungunya na cidade. Foram confirmados dois casos. São dois moradores da região Leste (mulher com 41 anos e homem, 72 anos) que viajaram no princípio de abril para o município de Ipirá (BA); cidade em que contraíram o vírus e começaram a apresentar os sintomas. Ao retornar para Belo Horizonte, procuraram assistência médica.

Eles foram atendidos em centro de saúde da regional Leste em 27/04 e 28/04. Após verificar-se o vínculo epidemiológico, foram realizados todos os exames nos pacientes. Os dois ainda apresentam sintomas, mas sem agravamento clínico e estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade.