Contagem

Moradores cobram reabertura de imóvel da estação Bernardo Monteiro

População deseja que espaço vire um museu aberto ao público

Qua, 18/12/19 - 09h57

Ouça a notícia

Moradores do bairro Bernardo Monteiro, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, cobram da prefeitura do município a reabertura do imóvel da estação de trem do bairro, que já foi restaurada, mas não é aberta ao público. As obras, segundo a população, começaram em maio deste ano.

"Já tivemos uma vitória que foi a revitalização do prédio. Hoje, a gente quer que seja valorizada a cultura e o povo que construiu essa região. Aqui pertence à rede ferroviária, e vai ser entregue para a prefeitura administrar", explicou o fotógrafo e historiador Ailson Leite, de 45 anos. 

Segundo ele, durante as obras, os moradores não foram informados do que seria feito no espaço. Do lado de fora, o mato toma conta dos trilhos. 

"Surgiu o papo que seria reaberto hoje, mas não aconteceu. Não adianta restaurar e manter o prédio fechado. Tem a ocupação e o pessoal fica em uma incerteza absurda, o que vai acontecer com eles. Aqui é um complexo arquitetônico, além da estação, tem a capela de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a Casa de Cacos. Tudo abandonado", afirmou.

Veja mais fotos de Fred Magno:

 

Outro lado

Procurada, a Prefeitura de Contagem disse, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, que a Estação Bernardo Monteiro "está sendo revitalizada pela VLI Logística, responsável pelo imóvel, após muito empenho do Conselho Municipal de Cultura de Contagem, em reconhecimento ao valor histórico e cultural do espaço".

Conclui a nota oficial: "O cronograma da restauração é traçado pela VLI, mas as obras estão em fase final. Após a conclusão, a administração do imóvel será repassada à União. A Prefeitura de Contagem aguarda retorno da solicitação feita ao Dnit para que o Município possa executar algum projeto na Estação.

Em relação aos trilhos, cabe à VLI fazer a conservação do terreno no espaço de 15 a 30 metros de distância dos mesmos. Todavia, a Prefeitura fez recentemente uma limpeza no local."

Por meio de nota, a VLI também informou que a reforma do imóvel está na fase final.

Veja o comunicado na íntegra:

"A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, informa que a reforma do imóvel está na fase final. As melhorias contemplam a parte interna e a área externa do edifício principal. A iniciativa tem a aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Contagem e, após a reforma, a estação será devolvida ao DNIT, que é responsável pela cessão ao município. Caberá à prefeitura a definição sobre utilização do imóvel"

 

Texto atualizado às 13h23

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.