Uma criança de sete anos e um jovem de 23 continuam como reféns dentro de uma casa no bairro Parque São Pedro, na região Norte de Belo Horizonte. Eles foram rendidos durante a noite de ontem (21) por um homem que não aceitava o fim do relacionamento com a mãe da criança. As negociações para a liberação dos dois chegam há mais de doze horas. Equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) permanecem no local.

Segundo a Polícia Militar, o homem se mantém resistente em liberar a criança e o jovem. Ele exige a presença da ex-companheira, que é mãe do menino, para soltar as vítimas. Ela acompanha as negociações. Durante a madrugada, a mulher chegou a passar mal. 

O homem que mantém a criança e o jovem como reféns foi identificado como Leandro Mendes, de 39 anos. Ele já aguardava a chegada da ex-companheira, de 25 anos, no lote da casa onde ela mora com o filho. Leandro chegou ao local às 14h desta quarta-feira. Ela estava acompanhada do filho, do amigo e da namorada do rapaz quando foi surpreendida pelo ex. O grupo tinha combinado um jantar e a namorada deste rapaz iria ajudar a cuidar da criança.

No entanto, quando chegaram na casa, eles foram surpreendidos com a presença de Leandro, que estava com uma arma em mãos. Um vizinho, ao perceber a situação, tentou intervir, entrando na frente do suspeito. Neste momento, as mulheres conseguiram fugir, mas a criança e o jovem acabaram sequestrados por ele. A mãe do menino acionou a Polícia Militar.

"Só quero abraçar meu filho", diz pai do menino

As negociações entre as equipes da Polícia Militar e do Bope são acompanhadas pelo pai da criança, o motorista Sidney Augusto Xavier, de 38 anos. “Quando fiquei sabendo, estava no Anel Rodoviário dirigindo a Fiorino. Acho que peguei umas duas multas, é angústia demais. Só quero abraçar meu filho”, disse para a reportagem do O Tempo.

Segundo o pai, as notícias sobre o estado de saúde do menino chegam por meio do WhatsApp. “Eles me mandaram uma foto e disseram que ele tomou um iogurte”, conta. Desolado, ele afirma que o que está ocorrendo não tem perdão e que nunca confiou no ex da mãe de seu filho. “Depois disso, não tem nem como mais”, afirma. 

Xavier contou ainda que, há uma semana, seu filho teve que ser internado. “Ele (o suposto sequestrador) afirmou que meu filho havia tomado remédios e que ele só viu duas horas depois o menino desmaiado. Ele (Arthur) ficou duas horas caído”.

A convivência dos dois é tranquila. O homem passa os fins de semana com o filho, segundo ele. Sobre o rapaz de 23 anos, ele se limitou a dizer que o jovem é amigo da mãe de seu filho.