Barreiro

Ônibus perde freio, bate em barranco e deixa três feridos em BH

Tragédia maior teria sido evitada por motorista que, segundo passageiros, foi uma herói

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 31 de agosto de 2023 | 11:36
 
 
O ônibus trafegava pela rua Gilberto Freire, quando perdeu os freios. Foto: Reprodução/ Redes sociais

Um ônibus da linha 318, que faz o trecho entre a estação Barreiro e o bairro Jardim Liberdade, se envolveu em um acidente na manhã desta quinta-feira (31 de agosto). O veículo perdeu os freios, subiu na calçada e bateu contra um barranco no bairro Bonsucesso, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Três passageiros ficaram feridos. 

Segundo a Polícia Militar (PMMG), o ônibus trafegava pela rua Gilberto Freire, por volta de 7h, quando perdeu os freios. Para evitar um acidente maior, o motorista teria jogado o veículo contra um pequeno barranco.

De acordo com os militares, três passageiros sofreram ferimentos leves. Unidades de resgate foram acionadas para o atendimento. No entanto, funcionários da empresa responsável pelo coletivo teriam comparecido ao local e socorrido as vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Barreiro. 

Áudios atribuídos a passageiros que estavam no veículo aos quais a reportagem teve acesso afirmam que o ônibus estava lotado e que o motorista teria sido um "herói". "O motorista avisou 'gente segura que vou jogar no barranco porque acabou o freio'. Estava descendo um morro, ele foi um herói e teve a melhor atitude. Ninguém machucou muito", diz uma mulher.

Embed:

Um ônibus da linha 318, que faz o trecho entre a estação Barreiro e o bairro Jardim Liberdade, em BH, se envolveu em um acidente nesta quinta-feira (31 de agosto). O veículo perdeu os freios, subiu na calçada e bateu contra um barranco na rua Gilberto Freire, no bairro… pic.twitter.com/UGO9nn21wu

— O Tempo (@otempo) August 31, 2023

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que o veículo precisou usar a calçada e o terreno em barranco para reduzir a velocidade e parar. Segundo o Executivo, alguns passageiros tiveram escoriações leves e não houve a solicitação para apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda conforme a PBH, o veículo pertence ao consórcio Dez e estava com a autorização de tráfego válida até o dia 28 de dezembro deste ano. "Agentes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) solicitaram ao consórcio esclarecimentos sobre o ocorrido e uma nova vistoria para o veículo", informou. 

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) lamentou o acidente e informou que ninguém se feriu com gravidade. Segundo a entidade, o veículo envolvido será recolhido para manutenção e irá passar por uma perícia para apontar as causas do acidente, se foi uma falha mecânica ou erro operacional do veículo.