Nesta manhã

Operação da Polícia Civil mira suspeitos de tráfico e homicídios em BH

Ações também acontecem em outras cidades da região metropolitana; Polícia pretende cumprir 23 de prisão e 21 de busca e apreensão

Qua, 24/04/19 - 08h05

Ouça a notícia

A Polícia Civil desencadeou, nesta quarta-feira (24), a operação "Berço de Pedra" em Belo Horizonte e três cidades da região metropolitana para prender suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas, roubos e homicídios. Um homem morreu ao trocar tiros com os policiais.

Foram cumpridos 12 mandados de prisão, sendo que quatro dos investigados já estavam presos. O alvo principal da corporaçaõ foi uma área conhecida como “Vila dos Marmiteiros”, no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste da capital. De acordo com a Polícia Civil, o local é conhecido pela intensa prática do tráfico de drogas.

A ação foi desencadeada ainda em Ibirité, Contagem e Ribeirão das Neves, onde mandados foram cumpridos em estabelecimentos prisionais e endereços ligados aos alvos da operação. 

"O trabalho de investigação começou há alguns meses. A princípio, se restringia a vila dos Marmiteiros, mas viu que havia atuação também na região metropolitana. Incluindo a entrada de drogas em presídios de Ribeirão das Neves", explicou o delegado Daniel Alves Amâncio, da 2ª Delegacia Noroeste da capital.

O chefe da quadrilha, de 27 anos, mesmo preso, ainda conforme a polícia, conseguia liderar os "funcionários" que estavam em liberdade. As ordens eram dadas através de visitas e também ligações. Ele é investigado por tráfico de drogas, homicídios e roubos de carro. "Muitos parentes, como pai e filho, trabalhavam nessa organização. A quadrilha era bem articulada,k cada um em uma função. Uns trabalhavam na segurança, transporte e esconderijo de armamento, guarda, finaceiro do grupo", disse o policial.

Entre os presos estão seis mulheres com idades entre 19 e 49 anos. A companheira do líder dos criminosos não foi localizada. Ela estaria em uma viagem pela Espanha. 

Confronto com um morto

Durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, um homem foi baleado durante troca de tiros com policiais civis e morreu. 

"O imóvel era alvo de busca, apreensão e prisão. Assim que os policiais chegaram, eles foram recebidos a tiros por esse homem e houve um revide natural. Ele acabou vindo a óbito. No local foram localizadas duas armas", explicou o delegado Daniel Alves Amâncio. 

Na troca de tiros, um policial civil foi atingido por estilhaços. Ele e o homem que iniciou o confronto foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, mas o suspeito não resistiu ao ferimento.

Seap

Em relação às informações de uso de celulares e entrada de drogas em unidades prisionais, a reportagem de O TEMPO aguarda um posicionamento da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Dados da operação

A operação mobilizou 120 policiais. Durante o dia, a corporaçã tinha como foco cumprir 44 mandados, sendo 23 de prisão cautelar e 21 de busca e apreensão. O efetivo da Polícia Civil foi composto por equipes do Primeiro Departamento da Capital, com o apoio do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico, do Departamento Estadual de Operações Especiais, do Canil da PCMG e do Núcleo de Operações Aéreas.

Foram apreendidos durante a ação um caminhão, um carro de passeio, duas motocicletas e um tablete de maconha.

 

Atualizada às 13h52

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.