Cerca de três hectares foram destruídos em um incêndio que atinge o Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello ou "parquinho da mata" como é conhecido o local que fica no bairro Castelo, na região da Pampulha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram na manhã desta segunda-feira (5).

Cerca de 20 militares e 25 brigadistas do parque, voluntários e a Força Tarefa Previncêndio (FTP) trabalham no combate no local. " Equipes atuam em várias frentes distintas, guarnições menores eliminam pequenos focos situados em pontos diferentes do parque e uma equipe maior cerca o fogo na área central do parque, considerada como ponto crítico", explicaram os bombeiros.

Já foram utilizados pelo menos 20 mil litros de água. São usados abafadores e bombas costais para conter as chamas. "O local é acidentado de difícil acesso. A mata é fechada e o fogo atinge a copa das árvores. Isso dificulta bastante o progresso da infiltração para o acesso ao interior do parque", complementam os bombeiros.

O parque possui uma área total de 312 mil metros quadrados. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) fechou as ruas da Rua São Jorge com Castelo do Rodrigo, Castelo de Montalvão com Castelo de Sintra, Dr. Rubens Guimarães, Domingos Bernins com Kennedy Maro Campos, que ficam no entorno do parque e desvios foram implementados.

Um sobrevoo foi feito pela aeronave Arcanjo para orientação às equipes terrestres nas estratégias traçadas de combate às chamas. O fogo não ameaça residências e ainda não se sabe como ele foi causado.