Contra a influenza

Prefeitura de BH amplia vacinação contra gripe para crianças de até 5 anos

Gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde que atuam em hospitais também estão contemplados nesta primeira fase da campanha

Por Da Redação
Publicado em 22 de abril de 2021 | 16:48
 
 
Imunização contra a gripe começou em todo o Brasil na última segunda (10) Foto: Uarlen Valério

Belo Horizonte ampliou a campanha de vacinação contra a gripe e, a partir desta sexta-feira (23), vai aplicar os imunizantes em crianças que tenham até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Até então, por falta de antídoto, apenas meninos e meninas de 6 meses a menores de 1 ano estavam sendo protegidos contra os vírus da influenza.

O público foi ampliado, conforme a prefeitura, depois que o Ministério da Saúde enviou mais 130 mil doses da vacina contra a gripe. Além das crianças nesta faixa etária, também têm direito ao imunizante as gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde que atuam em hospitais públicos, filantrópicos e privados. 

As doses estão sendo aplicadas nos 152 postos de saúde distribuídos em todas as regiões da cidade. Em BH, a estimativa é que sejam cerca de 151 mil crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; 22 mil gestantes; 3 mil puérperas e cerca de 105 mil trabalhadores da saúde atuando em hospitais, SAMU, centros de saúde e UPAs. Os profissionais de saúde, por sua vez, podem ser imunizados nos locais que trabalham. A meta é vacinar 90% do público.

Levantamento indica que na primeira semana da campanha, iniciada no dia 12 de abril, foram vacinadas cerca de 11 mil pessoas do grupo contemplado. O Ministério da Saúde é o responsável por definir a ordem de vacinação. "Por medida de segurança, pessoas que receberam a vacina contra Covid-19 precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra Gripe", destacou o executivo municipal.

Confira qual é o público alvo da vacinação contra a gripe

O governo fornece gratuitamente a vacina da gripe a grupos prioritários que serão divididos em três etapas em 2021, na seguinte ordem:

- Primeira etapa (12.4 a 10.5)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes
Puérperas (mulheres em resguardo)
Povos indígenas
Trabalhadores da saúde
 
- Segunda etapa (11.5 a 8.6)
Idosos com 60 anos ou mais
Professores das escolas públicas e privadas
 
- Terceira etapa (9.6 a 9.7)
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdad